Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Confira 5 destaques das mostras selecionadas da última Bienal da UNE

06/12/2018 às 15:11, por Redação .

Apresentação do selecionado Lúcio Alves Gurgel Jr durante o Sarau de Literatura em Fortaleza

Inscrições de trabalhos nas áreas de Artes Cênicas, Audiovisual, Artes Visuais, Música, Literatura, Projetos de Extensão, e C&T podem ser feitas até dia 01 de Janeiro 

Já estamos em contagem regressiva para 11ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes que acontece de 06 a 10 de fevereiro de 2019, em Salvador na Bahia. As inscrições de trabalhos estão abertas até o dia 01 de Janeiro. Não marque bobeira!

Durante a 10ª Bienal da UNE em 2017 a cidade de Fortaleza foi tomada por apresentações que mostraram toda a diversidade e criatividade de estudantes de todo o Brasil em uma inscrição recorde foram: 1.140 trabalhos cadastrados dentro das sete linguagens.

Confira 5 destaques das mostras selecionadas:

Música

A banda Zaubar, se apresentou no palco principal da 10º Bienal da UNE e trouxe o som autoral caririense com o intuito de mostrar um trabalho que abarca não só a cultura regional, presente no sotaque e letras, mas procura trazer a manifestação cultural marcante de uma geração pós-manguetown que na década passada trouxe visibilidade ao cenário musical do nordeste para um âmbito nacional e internacional.

Artes Cênicas

O espetáculo Debaixo da Pele do Grupo de Teatro Eureka formado dentro do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi um convite a conhecer a história do negro no Brasil, com forte tom político e um ‘grito’ para a sociedade e para os governantes. O trabalho de representação histórica, remonta a chegada dos primeiros navios negreiros até o genocídio da juventude negra que está acontece atualmente.

Artes visuais

O painel de grafiti do estudante paulistano de 22 anos, Albert Lazarini Oliveira, o Alo, foi coberto por tinta cinza numa performance que criticou o Programa Cidade Linda, ação do então prefeito de São Paulo, João Dória, que apagou obras de rua. Na época o estudante contou que dois painéis dele já tinham sido apagado em São Paulo, então surgiu a ideia essa provocação durante a mostra sobre o que é essa cidade linda, ou limpa.

Literatura

Lúcio Alves Gurgel Jr, estudante da Universidade Federal do Ceará, teve poema concreto selecionado e usou como tema um dos assuntos mais recorrentes na literatura Portuguesa desde Camões: a saudade. O trabalho explorou a linguagem com versos não tradicionais e metáforas.

Assista:

Poeta Lucio Alves

Hoje é o grande dia da Literatura na Bienal da UNE! A poesia marginal será muito bem representada na voz dos poetas Mel Duarte e Miró da Muribeca, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. A poesia cearense também estará presente com a Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, que fará homenagem ao grande poeta Patativa do Assaré. O poeta Lucio Alves, foi um dos estudantes selecionados na mostra de literatura e bateu um papo com a gente sobre o seu trabalho. "Apesar de falar de um tema bastante trabalhado pela Literatura, desde Portugal se fala em saudade o poema se faz valer e tornar uma experiencia artística autêntica é pela sua inovação na linguagem. É um poema que não da para se recitar apenas por uma pessoa"#EntrevistaDoCuca #FeiraDaReinvençãoVideo: Vitor Vogel | CUCA da UNEEdição: Ermilson Silva | CUCA da UNE

Publiée par CUCA da UNE sur Lundi 30 janvier 2017

Audiovisual

Em formato de documentário, o curta metragem “Carolina”, da estudante paulista Camila Ribeiro de Lima, desmembra a história da Carolina de Jesus, que retratava sua vida de catadora, a comunidade que vivia em um diário, publicado depois nos anos 60.

 

Não perca a exibição de "Carolina" neste sábado, dia 22, no Centro de Pesquisa da Máscara na Rua Bamboré, 518 – Ipiranga às 21h!Compartilhem com os amigos :)

Publiée par Carolina – O filme sur Mercredi 19 juillet 2017

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo