Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Movimento Estudantil

Fóruns e Congressos

CONUNE – Congresso da UNE

É o principal fórum deliberativo do movimento estudantil brasileiro. Realizado a cada dois anos, é o momento em que estudantes de todas as regiões do país, eleitos delegados em suas universidades, elegem a nova diretoria e presidência da UNE. Todo estudante pode participar.

> Assista aqui a Plenária Final do 53º Congresso da UNE, realizado em Goiânia, em 2013

> Assista aqui a participação de Fidel Castro durante o 46º Congresso da UNE, em Belo Horizonte, em 1999.

CONEG – Conselho Nacional de Entidades Gerais

Fórum deliberativo organizado anualmente pela UNE. Reúne representantes de DCEs, UEEs, federações e executivas de cursos de todo o Brasil. Normalmente, o CONEG é realizado para convocar atividades da UNE, como o Congresso e a Bienal, e aprovar pauta específica, como a plataforma política que os estudantes apresentam a cada eleição. Todo estudante pode participar.

> Veja aqui o registro realizado durante o 62º CONEG da UNE, na USP, em 2014.

 

CONEB – Conselho Nacional de Entidades de Base

Fórum deliberativo organizado a cada dois anos pela UNE. O objetivo é reunir os representantes dos Diretórios Acadêmicos (DAs) e Centros Acadêmicos (CAs) de todo o Brasil para atualizar pautas, discutir e aprovar resoluções e ações do movimento estudantil. Todo estudante pode participar.

coneb

Bienal da UNE

A Bienal de arte, cultura, esporte, ciência e tecnologia é realizada desde 1999, sempre no verão dos anos ímpares, em diferentes cidades. Reúne as diversas expressões artísticas estudantis, valoriza a identidade nacional e conecta as produções culturais juvenis de todas as regiões em um grande encontro, considerado hoje o maior festival estudantil da América Latina. Conta com mostras universitárias e convidadas de música, cinema, artes visuais, literatura, artes plásticas, artes cênicas e projetos de extensão.

> Confira aqui os vídeos de todas as edições da Bienal da UNE.

bienal da une

CUCA da UNE – Circuito Universitário de Cultura e Arte

Núcleo de produção, debate e experimentação cultural que compõe a rede nacional de cultura da UNE, aliada ao projeto das Bienais. Nas universidades, o CUCA promove diversas linguagens artísticas como música, literatura, cinema, dança e teatro, além do intercâmbio com as manifestações populares e urbanas. O CUCA também pode atuar na perspectiva da extensão universitária em ações com a comunidade as Vidmate app

> Assista aqui ao vídeo da Caravana Paschoal Carlos Magno, embrião do CUCA da UNE.

 

EME – Encontro de Mulheres Estudantes da UNE

O EME surgiu em 2005, por iniciativa da Diretoria de Mulheres da UNE, com o objetivo de ser um espaço de organização e fortalecimento do debate feminista na entidade, contribuindo para o combate ao machismo e a toda opressão sofrida dentro das universidades e no movimento estudantil. O encontro promove pautas como a legalização do aborto, o fim dos trotes machistas, a criação de creches na universidade, a luta contra a mercantilização do corpo e a vida das mulheres.

> Assista aqui ao vídeo do 5º EME, realizado em Camaçari, na Bahia, em 2013.

 

ENUNE – Encontro de Estudantes Negras, Negros e Cotistas da UNE

Espaço privilegiado de debate e convergência sobre os impactos da adoção de políticas de ações afirmativas para a população afrodescendente no ensino superior brasileiro. Acontece em encontros nacionais e estaduais que discutem em mesas, palestras, oficinas e atividades culturais temas como a reserva de vagas, cotas, permanência e descolonização do conhecimento. O encontro acontece a partir de um entendimento da UNE de que o movimento estudantil tem como responsabilidade estimular o debate na agenda política nacional sobre uma grave expressão da desigualdade social no Brasil, que é o racismo.

CLAE – Congresso Latino-Americano e Caribenho dos Estudantes

De caráter anti-imperialista, é uma plataforma dos povos latino-americanos para defesa de princípios e expressão de suas principais lutas. Atua na defesa da integração dos povos do continente por meio dos movimentos estudantis nacionais. Tem o compromisso de impulsionar a criação do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior nos marcos da Celac, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

> Assista aqui uma das mesas em que a UNE participou no 17º Clae, na Nicarágua, em 2014.

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo