Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

UNE aprova plebiscito sobre novas eleições e convoca jornada “Fora Temer”

17/07/2016 às 19:35, por Redação.

CONEG da UNE, maior encontro de DCEs do Brasil, aprova jornada de lutas unificada pelo “Fora Temer” e “Fora Mendonça” para semana do dia 11 de agosto

Ao longo de três dias, de 15 a 17 de julho de 2016, a UNE reuniu mais de 500 estudantes em seu 64º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG). Foram 324 entidades credenciadas no encontro, que contou com cerca de 20 debates sobre temas ligados à educação, saúde, juventude, democratização da comunicação, o golpe à democracia, além de discussões acerca do combate ao racismo, à lgbtfobia e sobre a cultura do estupro.

Uma pauta que permeou todos os debates foi a defesa da democracia e contra qualquer tipo retrocesso. Destaque para o debate “Diálogo que nos UNE”, com o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, o ex-Advogado geral da União, José Eduardo Cardozo; o deputado federal Ivan Valente (PSol-SP) e o representante do Partido Pátria Livre (PPL) Márcio Cabreira. Eles trouxeram para o CONEG suas opiniões sobre a crise política e apontaram perspectivas para o futuro do país.

PLEBISCITO E JORNADA “FORA TEMER”

plenaria_final_coneg1Movimento estudantil aprovou de forma unificada a jornada de lutas contra Temer

Durante a plenária final realizada no domingo, 17 de julho, no auditório da Unip, em São Paulo, a UNE apresentou após dois dias de debates e discussões caminhos e saídas para a crise, tendo o plebiscito sobre novas eleições como um horizonte. A opinião sobre o plebiscito está no documento de conjuntura que foi aprovado pelos estudantes delegados eleitos para representar as suas entidades no CONEG.  A UNE reconhece que a saída para a crise política é a consulta ao povo.

As lideranças estudantis reunidas na capital paulista convocaram ainda uma grande jornada nacional de lutas durante a semana do dia do estudantes, 11 de agosto. De forma unificada e com muita unidade, o movimento estudantil vai ocupar as ruas do Brasil com três bandeiras prioritárias: “Fora Temer!”, “Fora Mendonça!” e contra a “Lei da Mordaça”.

CAÇA AOS TUBARÕES E PLATAFORMA ELEITORAL

plenaria_final_coneg4

UNE aprovou ainda uma plataforma eleitoral 2016 que será apresentada à sociedade

O CONEG aprovou ainda uma resolução de Educação que deixa claro as ações de desmonte no setor com o atual modelo retrógrado e privatista desempenhado pela sanha dos “tubarões de ensino”, que são as grandes empresas que atuam na educação.

Foi aprovada também uma plataforma eleitoral a ser entregue aos candidatos municipais com as reivindicações dos estudantes brasileiros.  No texto, os estudantes pedem cidades que contemplem melhor a juventude com mais mobilidade e cultura, por exemplo.

Também foi apresentado o novo regimento de carteiras de identificação estudantis, com adequações importantes para que cada vez mais entidades possam aderir ao sistema nacional de carteiras.

O plenário do CONEG aprovou ainda duas moções, contra o fascismo nas universidades e em apoio à ocupação do campus UFRJ Praia Vermelha.


* A íntegra de todos os documentos aprovados serão publicados em breve no site da UNE.

Fotos: Vitor Vogel – CUCA da UNE

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo