Conselho Nacional de Entidades Gerais do movimento estudantil (Coneg) começa nesta sexta (17) em São Paulo, com a presença de universitários de todos estados brasileiros
Após a grande adesão da população do país às manifestações do último dia 15 de março, a União Nacional dos Estudantes reúne lideranças do movimento estudantil de todos os estados, em São Paulo, para intensificar as mobilizações contra as reformas de Michel Temer e os retrocessos na área da educação pública. O Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) reúne cerca de mil representantes de mais de 500 entidades estudantis, dentre elas Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), Uniões Estaduais de Estudantes (UEEs) e Executivas Nacionais de cursos, a partir desta sexta-feira (17), na Faculdade Zumbi dos Palmares.
O encontro servirá para definir as estratégias e ações dos estudantes nos próximos meses, com o acirramento dos protestos contra o governo e a votação da reforma da previdência e reforma trabalhista.
“Esse Coneg servirá para preparar a ofensiva de resistência dentro das universidades e nas ruas. Após o 15 de março, ficou evidente que a grande maioria das brasileiras e brasileiros não querem essas reformas e não querem perder nenhum direito. Se os estudantes tomarem as ruas, Temer não conseguirá aprovar essas medidas.”, afirma Carina Vitral, presidenta da UNE.
Ela participa de um debate sobre as reformas, a partir das 17h, ao lado de Carlos Gabas, ex-ministro da Previdência de Dilma Rousseff, Adilson Araújo, presidente da CTB (Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil) Cezar Britto, ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e representantes do movimento social.
Já no sábado (18) a programação é voltada para o tema da educação e a crise nas universidades do país. Entre os convidados da UNE estão Margarida Salomão (Deputada Federal pelo PT de Minas Gerais), Eduardo Antonio Modena (Reitor do Instituto Federal São Paulo-IFSP) e Roberto Leher (Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ).
O Coneg também inclui grupos de discussão sobre diversos temas como autonomia do ensino superior, financiamento e democratização do acesso. No domingo (19) acontece a plenária final do encontro, quando a UNE lançará o seu próximo Congresso Nacional, ainda neste primeiro semestre.
O Congresso da UNE é o maior encontro político da juventude no Brasil e deverá reunir mais de cinco mil estudantes. No encontro será eleita a próxima presidência da entidade e traçados os rumos de suas ações no próximo período.
ZUMBI, ESPAÇO DE LUTA E RESISTÊNCIA
O 65º Coneg da UNE acontece na Faculdade Zumbi dos Palmares um espaço aberto de discussões dos mais variados temas progressistas. Criada em 2000, foi a primeira faculdade idealizada por negros, tendo como foco a cultura, a história e os valores da negritude. É uma instituição Comunitária, sem fins lucrativos onde 90% dos alunos são negros auto-declarados. É também a única instituição de ensino superior voltada para a inclusão do negro, na América Latina. A faculdade tem, na matriz curricular de seus cursos, o compromisso com a implantação da lei 10.639/2003 que institui como obrigatório o ensino de História da África e Afrobrasileira em todos os níveis. Isso garante que os estudantes dos diversos cursos tenham a consciência do seu protagonismo na história. http://www.zumbidospalmares.edu.br
Programação 65º CONEG da UNE
17 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)
9h às 14h – Recepção e credenciamento das delegações
Local: Faculdade Zumbi dos Palmares
14h às 17h – Grupos de Trabalho – GTs
Tema 1: Mulheres
Convidada: Bruna Rocha (Diretora de Mulheres da União Nacional dos Estudantes-UNE)
Local: Sala 24 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 2: Combate ao racismo
Convidado: Rodger Richer (Diretor de Combate ao Racismo da União Nacional dos Estudantes-UNE)
Local: Sala 26 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 3: LGBT
Convidado: Augusto de Oliveira (Diretor LGBT da União Nacional dos Estudantes-UNE)
Local: Sala 27 Faculdade Zumbi dos Palmares
17h às 20h – Debate
Tema: Reforma da previdência e reforma trabalhista
Convidados: Adriana Oliveira Magalhães (Secretária de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo-CUT SP), Cezar Britto (Ex-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB), Clemente Ganz Lúcio (Diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômico-Dieese), Adilson Araújo (Presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB), Edson Carneiro-Índio (Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora-INTERSINDICAL), Ubiraci Dantas de Oliveira (Presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil-CGTB), Esteban Crescente (Diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-SINTUFRJ) Camila Lanes ( Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES)
Local: Auditório Zumbi dos Palmares
18 DE MARÇO (SÁBADO)
9h às 12h – Debate
Tema: O impacto da PEC 55 no cumprimento das metas do PNE
Convidados: Roberto Leher (Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ), Maria Rehder (Coordenadora de Projetos da Campanha Nacional Pelo Direito a Educação), Gilmar Soares Ferreira (Secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação-CNTE), Gil Vicente Reis de Figueiredo (Diretor de Relações Internacionais e Diretor de Políticas Educacionais do Sindicato dos Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e Básico Técnico e Tecnológico-Proifes), Selma Rocha (Membra do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo-FPA), Gustavo Henrique de Sousa Balduino (Secretário Executivo da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior-ANDIFES), Tamara Naiz (Presidenta da Associação Nacional dos Pós-Graduandos-ANPG)
Local: Auditório Zumbi dos Palmares
12h às 14h – Almoço
14h às 17h – Debates
Tema 1: Quem entrou quer se formar
Convidados: Elidio Borges (Superintendência de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ), Juliana Souza (Ex-Diretora da União nacional dos Estudantes-UNE)
Local: Sala 17 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 2: Expansão e qualidade nas universidades públicas federais
Convidados: Eduardo Antonio Modena (Reitor do Instituto Federal São Paulo-IFSP), Roberto Antônio Gambine Moreira (Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ), Patrícia Nogueira (Professora da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT)
Local: Sala 18 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 3: Educação não é mercadoria
Convidados: Liliane Pellegrini (Diretora de Comunicação do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas), Dalmare Anderson Bezerra de Oliveira Sá (Representante do Conselho Nacional de Saúde-CNS), Victor Grampa (Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do ProUni-CONAP), Luis Eduardo Acosta (Representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior-ANDES)
Local: Sala 14 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 4: A crise das universidades públicas estaduais
Convidados: Pedro Pomar (Jornalista da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo-ADUSP), José Bites de Carvalho (Reitor da Universidade do Estado da Bahia-UNEB), Lara Carina Amorim Barbosa ( Vice Presidente da UEB).
Local: Sala 15 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 5: Encontro de redes e linguagens, cultura em movimento na contramão dos retrocessos
Convidados: Antônio Martins (Site Outras Palavras), Georgette Fadel (Arte Pela Democracia), Vivi Sales (Coletivo Poesia de Esquina).
Local: Sala 11 Faculdade Zumbi dos Palmares
17h às 20 h – Grupos de Trabalho – GTs
Tema 1: Linguagens artísticas
Local: Sala 3 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 2: Autonomia e democracia no ensino superior
Local: Sala 1 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 3: Financiamento do ensino superior
Local: Sala 2 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 4: Acesso ao ensino superior
Local: Sala 5 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 5: Ensino, pesquisa e extensão
Local: Sala 6 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 6: Ensino a Distância (EaD) no ensino superior
Local: Sala 8 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 7: Conferência livre de saúde das mulheres: Desafios para integralidade com equidade
Local: Sala 9 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 8: Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG) da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP)
Coordenadora: Flávia Oliveira (Presidenta da União estadual dos Estudantes de São Paulo-UEE SP)
Local: Sala 11 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 9: Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG) da União Estadual dos Estudantes de Rio de Janeiro (UEE-RJ)
Coordenador: Leonardo Guimarães (Presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro-UEE RJ)
Local: Sala 12 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 10: Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG) da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG)
Coordenadora: Luana Ramalho (Presidenta da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais-UEE MG)
Local: Sala 17 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 11: Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG) da União Estadual dos Estudantes Livre do Rio Grande do Sul (UEE Livre-RS)
Coordenadora: Thaís Berg (Presidenta da União Estadual dos Estudantes Livre do Rio Grande do Sul-UEE Livre RS)
Local: Sala 18 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 12: Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG) da União dos Estudantes da Bahia (UEB)
Coordenadora: Nagila Maria (Presidenta da União dos Estudantes da Bahia-UEB)
Local: Sala 14 Faculdade Zumbi dos Palmares
Tema 13: Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG) da União Paranaense dos Estudantes (UPE)
Coordenador: Bruno Pacheco (Presidente da União Paranaense dos Estudantes-UPE)
Local: Sala 15 Faculdade Zumbi dos Palmares
19 DE MARÇO (DOMINGO)
9h às 14h – Plenária final
Local: Teatro Gamaro
Endereço: R. Dr. Almeida Lima, 1176 – Mooca, São Paulo