Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Confira o relatório final da Comissão da Verdade da UNE

17/06/2015 às 12:54, por Redação.

Após dois anos de pesquisas, a comissão levantou o nome de 85 universitários mortos e desaparecidos no regime militar, entre eles Honestino Guimarães e Helenira Rezende

Após dois anos de pesquisas, a Comissão Nacional da Verdade da União Nacional dos Estudantes lançou o seu relatório final durante um ato no 54º Congresso da UNE, que aconteceu entre os dias 3 e 7 de junho em Goiânia (GO).

A comissão foi aberta em janeiro de 2013, durante o Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) no Recife (PE) e teve a missão de investigar os crimes cometidos pelo Estado contra os estudantes universitários durante a ditadura (1964-85).

Os pesquisadores da comissão levantaram o nome de 85 universitários assassinados e desaparecidos no regime militar, entre eles Honestino Guimarães, ex-presidente da UNE desaparecido desde 1973, e Helenira Rezende, ex-vice-presidenta da entidade, morta na Guerrilha do Araguaia.

A publicação traz artigos com a história da entidade no período que antecedeu o golpe de 1964 até a campanhas pelas Diretas e a redemocratização do país, nos anos 1980, com foco na resistência estudantil e popular à ditadura militar.

A revista tem ainda artigos convidados do coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, e da deputada federal e ex-ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Confira:

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo