Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Centro Acadêmico Vladimir Herzog completa 40 anos e rememora Cuca da UNE

19/09/2018 às 18:14, por Renata Bars.


Entidade pertencente à Faculdade Cásper Líbero em São Paulo promove atividades especiais em seu aniversário

Nascido em plena ditadura militar, o Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAVH), da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, completa quatro décadas de história neste mês de setembro com atividades especiais. Nesta quarta (19), o Cuca da UNE representado por sua coordenadora Camila Ribeiro participou do seminário ‘’É proibido proibir: a arte na ditadura.

Camila iniciou as falas lembrando a importância da UNE ao longo da história do país e traçou um panorama da época em que o CPC da entidade e logo após, o Cuca faziam circular por todo o país a efervescência da cultura universitária. 

‘’É impossível falar de história do Brasil sem falar da UNE. Um dos primeiros alvos da ditadura, mesmo na ilegalidade a entidade conseguiu se organizar e mostrar sua força. A produção cultural da época foi muito rica com nomes como Cacá Diegues, Eduardo Coutinho, Ferreira Goulart. Se sem recursos produzimos tantas coisas, imaginem o que podemos fazer atualmente’’, pontuou Camila.

Para ela, o Cuca da UNE, criado na 2ª Bienal busca hoje respostas para o significado da arte e cultura dentro das universidades e experimenta o novo, com a cobertura colaborativa.

‘’Nós temos uma plataforma para a circulação de tudo o que é produzido no país, mas sem definir o que é arte. A universidade sofreu muitas transformações e temos hoje novos sujeitos que ocupam esse espaço, como os jovens cotistas, indígenas. É importante que estes novos sujeitos se reconheçam simbolicamente  na universidade. O Cuca vive a sala de aula e sabe que a arte e cultura tem questão central na educação’’, falou.

O seminário seguiu com uma aula sobre artes plásticas, cinema e teatro na ditadura ministrada pelos professores Jorge Paulino e Alex Hilsenbeck.

As atividades do CAVH acontecem até a próxima sexta-feira (21). Para participar envie um e-mail com seu nome completo e RG para [email protected] e aguarde a confirmação de sua inscrição.

SERVIÇO

O que? Aniversário de 40 anos do Centro Acadêmico Vladimir Herzog, na Cásper Líbero.
Quando? Até sexta-feira (21)
Onde? Avenida Paulista, 900
Programação: 20/9 (quinta), 19h, Teatro Cásper Líbero / Amar e mudar as coisas: por que lutamos?
21/9 (quinta), 18h, Hall Salas de Aula 3º andar / Eu vejo o futuro repetir o passado (Roda de Conversa)

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo