Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

66º Coneg reafirma luta em defesa da democracia e da educação pública

24/07/2018 às 10:15, por Renata Bars Foto: Karla Boughoff.


Fotos: Karla Boughoff e Guilherme Imbassahy / Cuca da UNE

Durante três dias, mais de 500 lideranças estudantis de todas as regiões do país reunidas refletiram as principais preocupações da juventude brasileira. Confira os documentos aprovados

De 20 a 22 de julho, mais de 500 lideranças estudantis de todas as regiões do país reunidas em São Paulo durante o 66º CONEG da UNE refletiram as principais preocupações da juventude brasileira diante o cenário crítico de desmonte da educação pública e privada e retirada de direitos da classe trabalhadora.

A Emenda Constitucional 95, que congela o orçamento da União por nada menos que vinte anos, o fim da reforma trabalhista, da reforma do ensino médio e uma ofensiva progressista em favor da democracia e da educação no país foram os principais temas debatidos com a colaboração de professores, pesquisadores e representantes de centrais sindicais e do movimento social e educacional.

Os delegados, representantes eleitos em suas universidades, aprovaram três resoluções: uma de conjuntura política, uma resolução de educação com plataforma eleitoral a ser apresentada aos candidatos destas eleições, e outra resolução de movimento estudantil.

Uma carta em defesa da liberdade do ex-presidente Lula e sete moções consensuais também saíram desta edição do Coneg.

Outra proposta aprovada pelos estudantes foi a criação da campanha ‘’Bolsonaro Não’’, marcando a posição estudantil ao lado da democracia e contra as saídas autoritárias que rechaçam a liberdade e os direitos conquistados até aqui.

‘’As eleições de 2018 serão uma batalha decisiva na qual as candidaturas devem estar comprometidas com a construção de um projeto de nação que tenha diálogo com o povo e vinculadas às iniciativas de unidade programática das organizações populares. Contudo, é importante a construção de ferramentas que organizem a sociedade e aglutinem as forças progressistas para o próximo período’’, afirma a resolução de conjuntura.

ORÇAMENTO 2019

Os três dias de discussão terminaram no domingo com um protesto em frente a sede da presidência da República em São Paulo, na Avenida Paulista. Com o mote “Temer esse abacaxi não é nosso”, que se refere a Emenda Constitucional 95 os estudantes protestaram com abacaxis. Agora o foco dos estudantes é a aprovação de três emendas para a Educação na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 que podem favorecer recursos para o MEC. As emendas defendem que os recursos para a pasta da educação sejam corrigidos pela inflação;  que as bancadas estaduais do Congresso possam apresentar emendas para ações do MEC e que as metas do PNE sejam prioridade do Governo Federal no próximo ano. A LDO já foi aprovada no Congresso e segue para sanção presidencial.

Confira  todos os documentos aprovados no 66º Coneg aqui:

Resoluçao de Conjuntura – CONEG

Resolução Educação – CONEG

Resoluçao Movimento Estudantil – CONEG

MOÇÕES – CONEG

CARTA LULA LIVRE- CONEG

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo