Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

1ª Conferência Nacional do Prouni celebra dez anos do programa

25/05/2016 às 15:49, por Renata Bars.

Oficinas, debates e grupos de trabalho reúnem prounistas de todo país na cidade de São Paulo

Teve início na noite da última terça-feira (24), na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo a 1ª Conferência Nacional da Conap (Comissão Nacional de Acompanhamento do Prouni), evento que celebra e realiza um balanço sobre os dez anos do Programa Universidade Para Todos.

Entre os convidados estavam o reitor do Mackenzie, Professor Doutor Benedito Guimarães Aguiar Neto, a representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (Contee), Maria Clotilde, o representante da Educafro, Frei Davi, representantes do Movimento Sem Universidade (MSU), o coordenador da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, Antônio Carbonari Netto, o diretor de universidades privadas da UNE, Josiel Rodrigues e o presidente da Conap e estudante formado pelo Prouni, Victor Grampa.

”Em seus dez anos o Prouni se tornou referência internacional no quesito de políticas públicas para a educação. Foi com certeza um avanço”, falou o reitor do Mackenzie.

Para Josiel Rodrigues são dez anos com muitos frutos a celebrar. ”Mais de um milhão de jovens tiveram suas vidas transformadas pelo Prouni. A sensação que temos é que investir na democratização da educação realmente funciona”, disse.

A lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005 que institucionalizou o ProUni já concedeu 1.497.180 bolsas, das quais 562.551 estão ativas, segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para estudantes como Carolina Ribeiro, estudante prounista de direito pela Universidade Estácio de Sá, em Fortaleza, o programa possibilitou a realização de um sonho. ”Se não fosse o Prouni eu não teria recursos para pagar uma universidade. Eu como filha de doméstica, não teria condições de pagar uma faculdade muito menos um curso de Direito”, falou.

#FICAPROUNI

A iminente ameaça ao fim do Programa Universidade Para Todos realizada pelo governo golpista de Michel Temer também foi pauta durante a 1ª Conferência da Conap.

Foi consenso entre os convidados que nenhum retrocesso deve ser admitido.

A representante da Contee demonstrou grande preocupação com a política que pode vir a ser implantada caso o governo Temer continue. ”A desvinculaçao das verbas da União, por si só, já pode fazer com que muitos dos nossos sonhos sejam desmontados nos próximos anos’, lamentou.

MANIFESTAÇÃO

Nesta quarta, a partir das 17h, acontece no vão livre do Masp, em São Paulo, o ato intitulado ”Fora Temer, Fica Prouni”.

”Estamos vigilantes e não permitiremos qualquer passo atrás”, falou o diretor de universidades privadas da UNE.

Confirme presença aqui e participe

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo