Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

20 DE NOVEMBRO: DIA DA RESISTÊNCIA

Zumbi era descendente de guerreiros angolanos, foi um herói da resistência antiescravagista e o último chefe do Quilombo dos Palmares. Sob a liderança de Zumbi o Quilombo foi um dos maiores abrigos no século XVII para os negros fugidos da escravidão. Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil por ser a data da morte do líder de Palmares, em 1695. Celebrado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, no entanto, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente a data que é feriado municipal em mais de mil cidades brasileiras.

De norte a sul do país ocorrem comemorações. Em São Paulo a prefeitura colocou no ar um site para divulgar exclusivamente os eventos.

Nesta quarta na capital paulista entre shows e homenagens acontece a décima edição da Marcha da Consciência Negra com concentração no MASP a partir das 11h. Idealizada em 2003 pelas entidades do Movimento Negro de São Paulo e Organização das Mulheres Negras, seu objetivo é usar a ocupação dos espaços públicos como pleno exercício democrático, dar visibilidade à pauta da Promoção da Igualdade Racial e também elucidar as marcas que o racismo impõe à maior parcela da população brasileira.

O Rio de Janeiro também realiza uma marcha para marcar esse dia histórico. Na sexta-feira (22/11) os cariocas saem da Av. Presidente Vargas em frente a estátua de Zumbi às 15h e devem seguir até a estátua do Almirante João Cândido. Além da luta contra o racismo as reivindicações são pela desmilitarização da PM, a ampliação das cotas raciais; aprovação da PL 4471/12 – Projeto de Lei que prevê investigação rigorosa de todos os homicídios cometidos pelas polícias, acabar com os chamados “autos de resistência”, ferramenta criada pela ditadura para encobrir execuções de perseguidos políticos, ainda hoje utilizada em larga escala, principalmente, contra jovens negros e pobres; efetivação da lei 10.639/03 – que já está em vigor e torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

O dia também é de reflexão. O Núcleo de Consciência Negra da USP divulgou que “é dia de lembrar dos nossos, dos Amarildos e Ricardos, que ficam pelo caminho, assassinados pela mão da polícia militar junto à milhares de outros jovens pretos violentados todos os dias por esse Estado racista”.

Confira a programação dos eventos e participe!

Em São Paulo consciencianegra.prefeitura.sp.gov.br 

No Rio de Janeiro https://www.facebook.com/events/592110087509812

Da Redação

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo