Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Memória

Virgínia “Vic” Barros

Período: 2013-2015

Virgínia Barros, mais conhecida como “Vic”, nasceu em 1986, em Garanhuns, no interior de Pernambuco. Concluiu seus estudos de graduação na Faculdade de Direito do Recife (UFPE), a mais antiga do Brasil, onde iniciou sua trajetória no movimento estudantil como integrante do Diretório Acadêmico Demócrito de Souza Filho (DADSF), uma das entidades fundadoras da UNE.

Em 2013, foi eleita a quinta mulher a presidir a União Nacional dos Estudantes no 53º Congresso da UNE, realizado entre os dias 29 de Maio e 2 de Junho, em Goiânia (GO), sucedendo o carioca Daniel Iliescu.

Em seu mandato, os estudantes conquistaram no Congresso Nacional a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) com a destinação de 10% do PIB para o setor, o investimento de 50% do Fundo Social do Pré-sal e dos royalties do petróleo para a educação, além do Estatuto da Juventude e da lei que nacionalizou o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Também concluiu os trabalhos da Comissão da Verdade da UNE, que organizou uma revista sobre a história do movimento estudantil no período da ditadura militar.

Lançou o novo site da UNE, as campanhas contra a mercantilização do ensino superior, a campanha pela ampliação das políticas de assistência estudantil e articulou junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) uma ampla campanha pela Reforma Política em todo o país.

Levou a UNE para as ruas nas manifestações de Junho de 2013. Apoiou e ajudou a reeleger a presidenta Dilma Rousseff em 2014. Ao final da gestão, no primeiro semestre de 2015, inseriu a UNE nas manifestações contra o golpe de Estado que destituiu a presidenta Dilma em 2016.

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo