Memória

José Bonifácio Coutinho Nogueira
Período: 1946-1947
José Bonifácio Coutinho Nogueira nasceu no dia 3 de dezembro de 1923 em São Paulo e faleceu no dia 9 de janeiro de 2002 na mesma cidade.
Na juventude, como aluno da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo do Largo São Francisco, participou ativamente dos movimentos universitários de resistência à ditadura implantada no Estado Novo de Getúlio Vargas e presidiu o Centro Acadêmico XI de Agosto.
Em 1945, filiou-se à União Democrática Nacional (UDN). Em 1946, foi eleito presidente da UNE no IX Congresso da entidade.
Em 1958, a convite do então governador Carvalho Pinto, assumiu a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Em sua gestão, foi construído o Ceasa. Em 1962, foi candidato derrotado ao governo de São Paulo. Em 1975, Bonifácio foi nomeado secretário da Educação do Estado de São Paulo, no governo de Paulo Egídio Martins.
Foi o primeiro presidente da Fundação Padre Anchieta e dirigiu a TV Cultura desde sua criação, em 1969, até 1972. Fundou ainda a EPTV — Empresa Paulista de Televisão, afiliada à Rede Globo em Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha.