Memória

Carina Vitral e Moara Correa Saboia (Interina de Agosto a Outubro)
Período: 2015-2017
Carina Vitral nasceu em 1988 em Santos, no litoral de São Paulo. É estudante de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Começou a militância política na adolescência, participando das atividades da sua escola em Santos. Foi diretora do Centro dos Estudantes de Santos (CES) no período do cursinho pré-vestibular e estudou na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) antes de se transferir para a PUC-SP.
Foi diretora da UNE e presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP). Foi eleita presidenta da UNE no 54º Congresso, em Goiânia (GO), em junho de 2015.
Moara Correia Saboia nasceu em 1990 em Recife (PE), mas foi criada em Contagem (MG). Começou o envolvimento no movimento estudantil durante o 4º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE em Salvador. Pouco tempo depois já era Secretária geral da UEE de Minas Gerais e depois a UNE. Por meio do Enem, ela mudou da PUC para Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde é cotista do 7º período de Engenharia Civil.
Em razão dos compromissos eleitorais da presidenta da UNE, Carina Vitral, que foi candidata à prefeita de Santos (SP), assumiu a presidência temporária da entidade. Pela primeira vez, em 79 anos desde a sua fundação, a União Nacional dos Estudantes teve à frente uma mulher negra. Antes dela, outra mulher negra chegou à vice-presidência, a estudante de Letras da USP, Helenira Rezende, assumiu esse cargo em 1968.