Nos dias 26 e 27 de março, o DCE da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) em parceria com o Coletivo Difusão e União Estadual dos Estudantes (UEE-AM) realizaram um ciclo de debates sobre reforma política, cultura e movimento estudantil.

O circuito iniciou com um encontro sobre reforma política na Escola Normal Superior e contou com a presença da coordenação da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas no estado, composta pelo representante da OAB, Dr Carlos Santiago, o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Seráfico, a representante da Igreja Católica, Irmã Santina Perin, e o representante da UNE, Yann Evanovick .

A coalizão pela reforma é composta hoje por mais de 100 organizações da sociedade civil e apresentam um documento consensual com alguns pontos prioritários, em especial no que se refere ao fim do financiamento empresarial de campanha e a lista com alternância de gênero nas disputas eleitorais.

Uma grande roda de conversa reuniu estudantes dos cursos de Turismo, Dança, Música, Geografia, Saúde Coletiva e Matemática. Os participantes puderam expor suas opiniões sobre cultura, fomentando a necessidade de mais espaços para construção de um plano cultural para universidade.

O diretor de cultura do DCE, Fran Martins, apresentou a ideia de criação do Circuito Universitário de Cultura e Arte – CUCA da UEA, que terá objetivo de estimular os próximos debates e ações . ”É preciso fomentar e descobrir novos atores da universidade. Promover essa diversidade cultural dentro e fora dos nossos muros, o Cuca surge com essa ideia de dar uma nova cara para universidade, que valorize o protagonismo dos atores culturais”, reforçou.

A UNIVERSIDADE QUE QUEREMOS

Encerrando a Calourada 2015 na capital amazonense, a Escola Superior de Tecnologia (EST)recebeu no último dia 27 de março a mesa de debate intitulada ”A universidade que temos e a universidade que queremos”. Na ocasião, veteranos e calouros da EST e demais unidades puderam debater sobre as problemáticas e avanços que a UEA obteve nos últimos anos, bem como o futuro da universidade.

Entre os debatedores estavam o diretor da ESO, Professor Alcian, o diretor da EST , Professor Roberto Higino, o vice-presidente da ASSUEA, Helio Braz, o vice-reitor da UEA, Mario Bessa e o reitor Cleinaldo Bessa.

A tesoureira do DCE, Bruna Brelaz, considerou importante e oportuno realizar a calourada com esse perfil .“O circuito teve êxito, alcançamos e instigamos uma grande parte da comunidade acadêmica para conhecerem temas relevantes. É preciso fomentar mais, em breve teremos outros espaços como esse, com seminários de saúde, rodas de conversa e encontro sobre as questões das mulheres na universidade, por hora o saldo está positivo e com grandes resultados”, comemorou.

Os próximos passos do DCE-UEA são o lançamento de um portal na internet, uma radio e também uma tv web.

Para saber mais, acesse – http://migre.me/pm6Go

Da Redação do DCE UEA