Faltando apenas dois meses para a 8ª Bienal da UNE , os universitários de todo o Brasil já começam a intensificar as mobilizações artísticas do maior festival estudantil da América Latina. Nesta quarta-feira (21/11) foi a vez dos estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Ceará realizaram no campus Betânia, uma noite cultural para divulgar o encontro nacional.
Prestigiando o centenário de nascimento do homenageado da 8ª Bienal da UNE, Luiz Gonzaga, os estudantes organizaram na Praça dos Fundadores uma intensa programação cultural com show da banda Prata da Casa (formada por alunos da UVA), a intervenção teatral “Auto-Ego” com estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma roda de conversa cultural com o professor Joan Edesson Oliveira sobre a vida e obra de Gonzagão.
Durante a discussão, o professor que também é doutorando em educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), falou sobre a origem simples do homenageado e o sertão, sempre tão presente no trabalho artístico de Gonzaga. Relembrando fatos importantes da história do músico, Oliveira ressaltou sua trajetória cultural que foi do bolero e tango até chegar na música nordestina.
Organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UVA, o evento contou com a presença do reitor da instituição Antonio Colaço Martins, o chefe de gabinete Marcielyo Vital e a pró-reitora de Cultura, Giovana Saboya Mont’Alverne.
Para a presidente do DCE da UVA, Amanda Oliveira atividades como esta são essenciais para auxiliar na mobilização da comunidade acadêmica, despertando assim novos olhares. “Nosso objetivo é debater a cultura nordestina e a vida de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião”.
8ª Bienal da UNE
As cidades de Recife e Olinda recebem entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2013, a Bienal da UNE. Com o objetivo de trazer temas e discussões voltados à formação do povo brasileiro, o evento chega em sua 8ª edição, trazendo a proposta de um novo olhar sobre a região nordeste, as idas e vindas de seu povo, seu passado e futuro referenciados pela música de Luiz Gonzaga. “A Volta da Asa Branca”.
Durante cinco dias, a Bienal abre espaço para a produção de ideias, para a apresentação e a descoberta de artistas estudantes, para a troca de saberes artísticos, científicos e de outras vivências acadêmicas. O evento é composto pela grande mostra estudantil, apresentando os trabalhos selecionados entre alunos de todo o Brasil, e pela mostra convidada, com atrações de destaque no cenário nacional. Participe, faça já a sua inscrição: http://bit.ly/QLFd1v
E acompanhe as novidades no Facebook da Bienal da UNE: www.facebook.com/bienaldauneoficial
Da Redação