Durante a tarde do último sábado, dia 20 de agosto, a UPE (União Paranaense dos Estudantes) e a UPES (União Paranaense dos Estudantes Secundaristas), ao lado de trabalhadores e movimentos sociais, mobilizaram estudantes de todo o estado pelo ato “Fora Derosso”, contra o atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), acusado de corrupção em licitações.

A mobilização compõe uma série de atos que a UNE e as demais entidades do movimento estudantil estão organizando durante o mês de agosto. “Acreditamos que esses mais de 30 milhões de reais , que podem ter sido desviados por licitações ilegais à esposa de João Cláudio Derosso, deveriam ser aplicados na educação ou à questões sociais, só assim poderíamos ter certeza que a Casa do Povo curitibano, cumpre o seu verdadeiro propósito”, afirmou o presidente da UPE, Rafael Bogoni.

A participação do movimento estudantil na mobilização, apelidada de “Churrasco #ForaDerosso, tua batata está assando!”, é uma demonstração de que os estudantes estão atentos a qualquer deslize ético dos políticos do estado. Em 2010, por exemplo, a entidade protagonizou o movimento “Caça Fantasmas”, contra funcionários fantasmas na Assembléia Legislativa do Estado.

Marcha #Educaçãotemqueser10

Durante o mês de agosto, a UNE, UBES e a ANPG vivem um período de fortes mobilizações, chamado de Agosto Verde e Amarelo, para levantar as bandeiras de luta da UNE, 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para educação.

Esse mês será encerrado com um importante dia para o movimento estudantil: uma grande marcha, dia 31, em Brasília, reunindo estudantes de todo o país pela campanha #educacao10, para garantir 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação.

Milhares de jovens brasileiros estão se mobilizando e organizando caravanas rumo a capital do país para participar da grande marcha. Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, o Brasil vive momento único de oportunidades em diversas áreas e precisa se convencer de que é “necessário e urgente priorizar a educação em todas as suas etapas”.

Mobilizações do Agosto Verde e Amarelo

As mobilizações começaram no dia 4 de agosto, quando a entidade participou de uma histórica passeata em São Paulo, junto a 80 mil trabalhadores das centrais sindicais pela redução da jornada de trabalhos para 40h.

Outro momento marcante do Agosto Verde e Amarelo foi a posse da nova diretoria da UNE, dia 10 de agosto, na Câmara dos Deputados, em Brasília, quando também foi comemorado o 74º aniversário da entidade (que acontece dia 11 de agosto). Na mesma ocasião, a UNE declarou apoio à greve da FASUBRA, por melhores salários para os professores.

A mobilização do movimento estudantil também chegou ao Uruguai. Durante os dias 10 a 15 de agosto, a entidade levou ao país uma delegação de mais de 700 estudantes de todo o Brasil para participar do 16º CLAE, o maior fórum de discussão do movimento estudantil da América Latina.

No dia 16, a Marcha das Margaridas, em Brasília, contou, também, com a participação e o apoio da UNE. Trabalhadoras vindas de todos os cantos do país tiveram uma agenda intensa de atividades na capital do país.

Veja a Nota de Repúdio da UPE/UPES na íntegra: Nota de Repúdio #ForaDerosso

NOTA OFICIAL DE CONVOCAÇÃO ESTUDANTIL EM REPÚDIO AO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CURITIBA – PARANÁ

A União Paranaense dos Estudantes (UPE) e a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), vêm a Público declarar seu repúdio, às atitudes do então presidente João Cláudio Derosso (PSDB) que, mesmo sobre fortes acusações de corrupção na casa, nega-se a deixar o cargo.

Os estudantes sempre desempenharam um papel de grandes lutas contra a corrupção no estado, uma prova desta força foi a intensa mobilização social que protagonizamos nas Diretas Já, no Fora Collor, na luta contra a venda da Copel, no Movimento Caças Fantasmas, etc. Lutaremos agora, com a mesma força e garra que tivemos em todas as lutas na história do movimento estudantil.

A UPE e a UPES não irão tolerar a irresponsabilidade de não denunciar e punir todos os envolvidos nesse escândalo, e exigimos que sejam instaladas imediatamente medidas que garantam a total transparência de todas as publicações e documentações dessa Casa.

Hoje os estudantes paranaenses parabenizam todos os vereadores curitibanos que assinaram o pedido de investigação através da abertura da CPI sobre as licitações que a Srª Claudia Queirós esposa de Derosso recebeu nos últimos anos.

Além de todas as denúncias de corrupção e funcionários fantasmas na Câmara, o vereador Derosso ainda se negou ontem a responder algumas perguntas da Comissão de Ética. Concordamos que não existe argumentação para tais fatos, a sociedade paranaense não é ingênua!

Nunca abaixamos a cabeça para aqueles que querem desestruturar a nossa sociedade e levantar um grande império pessoal com a família. Somos contra Derosso! Somos a favor de Curitiba!

Isso é uma afronta à sociedade paranaense! Não aceitamos que tais políticos liderem nossa casa de leis, não aceitamos que Derosso continue o seu mandato! Desde já convocamos a todos os estudantes Universitários e Secundaristas do Paraná para levantar essa bandeira! Queremos Derosso fora da Câmara!

No dia 31 de Agosto iremos para as ruas, pintar a caras e mostrar a rebeldia conseqüente que nos dará uma Curitiba que queremos!

Curitiba, 19 de Agosto de 2011
UNIÃO PARANAENSE DOS ESTUDANTES
UNIÃO PARANAENSE DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS