A Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira -série de manifestações que têm ocorrido nas principais cidades do país- chega ao Rio de Janeiro na próxima terça-feira, 9 de abril, para denunciar a situação de sucateamento por qual passam duas das principais instituições da capital carioca, a Gama Filho e a UniverCidade.

A concentração para a marcha que vai unir estudantes, trabalhadores e outros grupos será às 14h na Praça da Candelária. De lá, a passeata segue pelas ruas do centro até a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).

Há mais de um ano, os estudantes da Gama Filho e da UniverCidade protestam contra o descaso das direções das duas instituições e pedem melhorias de infraestrutura, professores bem pagos e qualificados. Como resultado de todos os problemas observados ao longo do ano, foi instaurada no Rio de Janeiro uma CPI das universidades privadas.

“A primeira parada da nossa manifestação será realizada na Rua Sete de setembro, justamente em frente à mantenedora dessas universidades, o Grupo Galileo Educacional. Já o último ato acontecerá em frente ao prédio da Assembleia Legislativa para cobrar a aprovação do relatório da CPI das privadas”, explicou o presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE), Igor Mayworm.

A Jornada de Lutas já passou por São Paulo, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e vai atingir outras capitais até o fim de abril. A última grande passeata, em Brasília, resultou em um encontro inédito com a presidenta Dilma Rousseff. Uma comissão de estudantes da Gama Filho participou da manifestação no Distrito Federal e foi recebida na Comissão de Educação da Câmara e também por representantes do MEC para reavaliar as condições de ensino na universidade.

MAIS DIREITO AOS JOVENS

Entre os grandes consensos dos movimentos de juventude que compõem a Jornada de Lutas está a necessidade de investimento na área da educação pública. Somada à luta pelos 10% do PIB brasileiro na educação pública, está a reivindicação por 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal também no setor educacional.

Outras pautas urgentes e unificadas são o combate à violência e extermínio da população jovem e negra no Brasil, principalmente nas periferias das grandes cidades, trabalho decente, reformas política e agrária e a democratização da comunicação de massas.

MANIFESTO DA JORNADA

“Unir a Juventude Brasileira: Se o presente é de luta, o futuro nos pertence” é o lema do manifesto assinado por 43 entidades, movimentos, organizações e redes de juventude que participarão da Jornada de Lutas em Brasília. O manifesto, aprovado no fim de fevereiro, aponta a necessidade de aprofundar as mudanças no país através de cinco grandes eixos.

“Para enfrentar a crise é preciso incorporar a juventude ao desenvolvimento do país. Incluir o bônus demográfico atual exige uma política econômica soberana que valorize o trabalho, a produção, o investimento e as políticas sociais, e não a especulação. Esse é o melhor cenário para tornar realidade os direitos dos jovens do Brasil. Nosso manifesto segue uma linha única de interesses e vontades a favor de um novo Brasil”, pontua Daniel Iliescu, presidente da União Nacional dos Estudantes. (Leia aqui o manifesto completo: http://migre.me/dWiiR)

MARÇO É MÊS DE LUTA E HOMENAGENS

Já é tradicional no calendário do movimento estudantil brasileiro ocupar as ruas das capitais do país no mês de março, simbólico para a luta dos jovens brasileiros. A Jornada é uma homenagem a duas figuras marcantes. Uma delas foi o estudante secundarista Edson Luís, assassinado em 28 de março de 1968 com uma bala no peito, disparada por militares, durante repressão a um protesto no restaurante universitário Calabouço, no Rio de Janeiro. Edson reivindicava preços mais justos para a alimentação dos estudantes.

A Jornada lembra ainda a data de nascimento (28 de março de 1947) de uma das principais lideranças jovens da história brasileira; o ex-presidente da UNE, Honestino Guimarães, preso, torturado e assassinado pela ditadura militar no Rio de Janeiro. Honestino, com seus anseios em mudar o Brasil e o mundo, continua um símbolo vivo para diversas gerações.

QUEM PARTICIPA DA JORNADA

Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT); Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP); Associação Cultural B; Centro de Estudos Barão de Itararé; Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM); CONEM; Consulta Popular; ECOSURFI, Coletivo Nacional de Juventude Enegrecer, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Federação Paulista de Skate, Fora do Eixo, Juventude da CTB, Juventude da CUT, Juventude da Contag, Juventude do PSB, Juventude do PT, Juventude Pátria Livre; Levante Popular da Juventude; Marcha Mundial das Mulheres; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Nação Hip Hop Brasil; Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Rede Ecumênica da Juventude (REJU); Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA); União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); União Brasileira de Mulheres (UBM), União da Juventude Socialistas (UJS); União Nacional dos Estudantes (UNE); Via Campesina.

INFORMAÇÕES

O quê? Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira
Quando? 09 de abril – terça-feira – 14h
Onde? Praça da Candelária até a Assembléia Legislativa

www.une.org.br
facebook.com/unepelobrasil
youtube.com/uneoficial
twitter.com/uneoficial
flickr.com/_une

 Da Redação