Saiu a lista dos trabalhos selecionados para a III Mostra Nacional de Vídeos, Intervenções e Performances 2015 (Mostra IP). Organizada pelo Coletivo Camaradas em parceria com diversos coletivos, a mostra selecionou 66 trabalhos de 29 cidades e 14 estados que serão apresentados de 08 a 11 de abril por todo país. 

A mostra é fruto da colaboração de diversos coletivos, inclusive do CUCA da UNE, e será realizada apenas com a colaboração dos coletivos participantes. A proposta é incentivar o intercâmbio cultural e gerar parcerias entre coletivos, já que a mostra será realizada simultaneamente em 14 estados. 

Segundo o idealizador do projeto, Alexandre Lucas, o  objetivo do projeto é incentivar a produção de registros em vídeo de intervenções e  performances,  fomentar o intercâmbio em rede e a difusão dos trabalhos performáticos e interventivos, bem como difundir a produção no campo audiovisual realizada no Brasil. 

Em cada cidade, os coletivos que irão sediar o evento se articulam com pesquisadores, professores e alunos. A Mostra da IP é tradicionalmente realizada em Escolas de Ensino Médio, universidades e praças, afim de alcançar um público mais amplo, em especial aqueles que não tem acesso ao circuito tradicional de artes. 

Para a coordenadora do CUCA e diretora de cultura da UNE, Patrícia de Matos, a mostra IP cria um espaço favorável à troca de experiências distintas e novas misturas, uma vez que coloca frente a frente experiências de diferentes regiões do país. Segundo ela “para o CUCA essa parceria possibilita a conexão desse processo ao território da universidade”. 

Conheça as cidades, estados e os realizadores em cada lugar do país:    

1.   Amanzonas
Manaus – Amacine – Futuros Cineastas 

2.   Ceará
Iguatu  –  Cia Ortaet
Fortaleza – Coletivo Descabelo
Juazeiro do Norte – Cine Arte Clube
Barbalha – Movimento ZooM
Farias Brito – Associação Cultural Curumins do Sertão
Crato – Coletivo Camaradas 

3.   Bahia 
Jequié  – Coletivo Nós
Lençóis  Chapada Diamantina –Thyrinê
Salvador – Inquietação e Movimento
Porto Seguro – Bahia Dábia- Sosígene 

4.   São Paulo 
São Carlos -Festival CONTATO
São Paulo – Sensório Cena
Santo André – CineClube Itinerante Cidadãos Artistas 

5.   Minas Gerais 
Governador Valadares –  Instituto Psia
Uberlândia – Minas Gerais CUCA da UFU 

6.   Pernambuco 
Recife   – CUCA  da UNE PE
Recife   -Grupo Totem
Nazaré Da Mata – CUCA UPE 

7.   Rondônia 
Candeias do Jamari – Clubinho Social
Porto Velho – – Clubinho Social 

8.   Mato Grosso do Sul 
Dourados  – Coletivo EspAção
Campo Grande – Cia de Artes Rob Drown 

9.   Rio Grande do Norte 
Mossoró – CUIA – Centro Urbano de Intervenções Artísticas 

10.  Alagoas 
Maceió – SeR(ão) Performático  

11.   Mato Grosso 
Cuiabá -Ateliê360 

12.  Rio de Janeiro 
Niterói  – CUCA da UFF 

13.   Amapá 
Macapá – Psicodélico 

14.  Rio Grande do Sul 
Bento Gonçalves -(DEs)Esperar 

Serviço: 

O QUE? Mostra  IP 
QUANDO? De 8 a 11 de abril
QUANTO? Entrada gratuita

Com infos do Coletivo Camarada