No “Março Verde e Amarelo”, mês no qual a juventude de todo país, juntamente com a UNE e entidades regionais do movimento estudantil conectam suas vozes e levam às ruas suas reivindicações e anseios por um Brasil melhor, o estado de Minas Gerais anuncia sua presença com uma grande passeata a ser realizada na próxima quarta-feira (29).

A partir das 8h, os estudantes mineiros estarão reunidos na Praça Pio XII, no bairro de Santo Agostinho, realçando as ruas de Belo Horizonte.

O ato traz como bandeira de luta as pautas nacionais, como a redução das altas taxas de juros, o corte no orçamento federal que afeta gravemente o setor da educação e a defesa da indústria para o desenvolvimento nacional. Já no âmbito local, as pautas discutidas envolverão a exigência do respeito ao piso salarial dos professores, a criação de uma rede de escolas técnicas estaduais no estado, a aprovação do estatuto da juventude, o meio-passe para todos estudantes e a criação imediata da PEC do Fundo Social do Minério.

Essa última pauta está relacionada ao fato de que o estado de Minas Gerais fica com apenas 2% do faturamento líquido sobre a exploração do minério, mesmo sendo o maior produtor nacional. Os produtores de petróleo, em contrapartida, recebem 10% do faturamento bruto sobre a extração. Por esse motivo, os estudantes lutam pela criação da PEC do Fundo Social do Minério, com o intuito de que essa riqueza seja revertida para a educação e o desenvolvimento social do estado.

Por isso, para o presidente da UEE-MG, Rafael Leal, a criação da PEC, especificamente, é de extrema importância. ‘’Os royalties dos minérios poderiam ser utilizados como investimento em educação e tecnologia’’, complementou.

Ao final da passeata, que acontecerá em frente à Assembleia Legislativa de Minas, os estudantes farão um ato em favor da PEC, visando sensibilizar os deputados.‘’A Jornada de Lutas é um momento fundamental na história do movimento estudantil. É o momento de sairmos às ruas, lutarmos por nossos direitos, aglutinando forças para que nossas pautas sejam alcançadas. É isso que pretendemos fazer aqui em Minas: lutar muito’’, declarou, por fim, Rafael.

 Renata Bars