Se vivem somente os que lutam exatamente como disse o dramaturgo francês Victor Hugo, a juventude brasileira está mais viva do que nunca. Depois de semanas de manifestações como nunca se viu na nossa história, as nossas dicas culturais da coluna só poderiam ser de luta. Destacamos uma série de filmes para quem quer aguçar a consciência política. Tem filme novo, antigo, ficção, baseado em fatos reais e até comédia. Confira:
Tempos Modernos – (1936) – Direção: Charles Chaplin
O cineasta britânico Charles Chaplin, encarna o seu famoso personagem “O Vagabundo” que tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada uma mensagem e nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.
Por que vale assistir? É considerado uma forte crítica a todos os “ismos” (capitalismo,militarismo, liberalismo, fascismo, nazismo e imperialismo) bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial. Tempos Modernos é ao mesmo tempo comédia, mesmo tempo drama e romance.
Vermelho como o céu – (2006) – Direção: Cristiano Bortone
O filme se passa em 1970, inicialmente na cidadezinha de Pontedera, região da Toscana na Itália. Mirco, é um menino esperto e cheio de vida, apaixonado por cinema. Encantado com o rifle de seu pai, o menino sofre um terrível acidente e acaba praticamente cego, passando a enxergar apenas sombras. A partir daí, é transferido para o Instituto Cassoni em Gênova, específico para meninos que sofrem de deficiência visual. Lá ele vai mudar toda a rotina do lugar e tocar o coração de Don Giulio, o padre mais jovem. Mais do que isso, vai reafirmar os sonhos e a condição das outras crianças cegas, sapecas e felizes como quaisquer outras.
Por que vale assistir? É um Cinema Paradiso com mais luta. A gente fica pensando que o mundo pode ser bom, a esperança nunca morre e que toda luta é válida.
V de Vingança – (2006) – Direção: James McTeigue.
Adaptação da série de quadrinhos de mesmo nome de Alan Moore e David Lloyd. Situado em Londres, em uma sociedade fictícia de um futuro próximo, Natalie Portman é Evey, uma garota da classe trabalhadora que deve determinar se o seu herói se tornou a grande ameaça a que está lutando contra. Hugo Weaving interpreta V, um carismático defensor da liberdade disposto a se vingar daqueles que o desfiguraram. Stephen Rea vive um detetive que inicia uma busca desesperada para capturar V antes que ele inicie uma revolução.
Por que vale assistir? O filme foi tido por muitos como uma alegoria da opressão do governo. Anarquistas usaram esse filme para propagar a teoria política do anarquismo. Vem do personagem V as milhares de máscaras utilizadas no mundo todo em todo tipo de protesto, inclusive aqui no Brasil.
Coração Valente – (1995) – Direção: Mel Gibson
Vencedor de cinco oscars no ano de 1996. Conta sobre o mártir escocês William Wallace (Mel Gibson) em sua luta a frente do seu povo contra o cruel Rei inglês Edward I (Patrick McGoohan). Com a ajuda de Robert e Bruce, ele vai deflagrar uma violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas.
Por que vale assistir? “Sim, lutem e talvez morram. Fujam, e viverão. Pelo menos por enquanto. E morrendo em suas camas, daqui há muitos anos, vocês desejarão trocar todos esses dias daqui em diante, por uma chance, uma única chance de voltar aqui e dizer aos nossos inimigos que eles podem tirar nossas vidas, mas jamais tirarão nossa liberdade.” – Willian Walace
Edukators – (2003) – Direção: Hans Weingartner
Três jovens idealistas que acreditam que podem mudar o mundo. Eles se intitulam “Os Educadores”, e expressam sua indignação de forma pacífica: invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e espalham mensagens de protesto. Tudo vai como previsto, até eles serem surpreendidos pelo dono de uma das mansões que invadem, o que os força a sequestrá-lo.
Por que vale assistir? O filme foi considerado uma espécie de manifesto da nova geração, dividida entre o espírito revolucionário e a submissão às restrições do governo.
Os Sonhadores – (2004) – Direção: Bernardo Bertolucci
Matthew (Michael Pitt) é um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil.
Por que vale assistir? Por causa do Garrel! (mentira, to brincs!) Pano de fundo do filme é a turbulenta França na Primavera de 1968, palco político por onde reverberava a voz da juventude europeia.
Sociedade dos Poetas Mortos – (1989) – Direção: Peter Weir
Narra a história de John Keating (Robin Williams) e seus alunos. Em 1959, Keating é o ex-aluno da Welton Academy que retorna à instituição, então como o professor de Literatura destinado a substituir outro que se aposenta. A Welton é uma escola preparatória para rapazes em regime de internato que tem como pilares de sua atuação, a tradição, a honra, a disciplina e a excelência. O novo professor através de um clube de poesia “Sociedade dos Poetas Mortos” começa a despertar os sonhos e mudar a vida dos jovens reprimidos por suas famílias e pela escola.
Por que vale assistir? Clássico da sessão da tarde que combina conflitos poderosos, complexos e universais com interpretações inspiradas. Nunca é demais lembrar que o importante é a liberdade verdadeira, ter esperança, e lutar sempre pelos nossos sonhos guardados.
Os Miseráveis – (2012) – Direção: Tom Hooper
Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso por quase 20 anos. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).
Por que vale assistir? Segundo a crítica de Luiz Zanin do Estado de São Paulo é tão marcante a sensação de injustiça passada por uma obra como “Os Miseráveis” que ela não deixa de ser transformadora, mesmo se a considerarmos superficial ou a acusarmos de sentimentalismo.
Olga – (2006) – Diretor: Jayme Monjardim
Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, Em Moscou Olga faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.
Por que vale assistir? Inspirado na biografia escrita por Fernando Morais, Olga é uma das principais personagens de resistência da nossa história. “Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo. Prometo-te agora, ao despedir-me, que até o último instante não terão porque se envergonhar de mim. Quero que me entendam bem: preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue.” – Olga Benário.
Batismo de Sangue (2007) – Diretor: Helvécio Ratton.
Durante a ditadura militar brasileira, um convento de frades se torna ponto de resistência para aqueles que lutavam por liberdade. Contudo, o grupo de cristãos é capturado pela polícia e submetido à torturas físicas e psicológicas. O filme é baseado no livro homônimo de Frei Betto que foi lançado originalmente no ano de 1983, e vencedor do prêmio Jabuti.
Por que assistir? É um filme duro, com cenas fortes de tortura que conta um pouco sobre um período negro da nossa história que muitos querem esquecer.
Che – (2009) – Direção: Steven Soderbergh
O filme inicia em 26 de novembro de 1956. Fidel Castro (Demián Bichir) viaja do México para Cuba com oito rebeldes, entre eles Ernesto “Che” Guevara (Benicio Del Toro) e seu irmão Raul (Rodrigo Santoro). Guevara era um médico argentino, que tinha por objetivo ajudar Castro a derrubar o governo de Fulgêncio Batista. Ao chegar ele logo se integra à guerrilha, participando da luta armada, mas também cuidando dos doentes. Aos poucos ele ganha o respeito de seus companheiros, torna-se um dos líderes da revolução que está por vir.
Por que vale assistir? Mostra a parte mais importante da vida do maior ícone revolucionário jovem da América Latina.
Veja o trailler:
Cristiane Tada