A União Estadual de Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) junto com o Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou um debate sobre a reforma política nesta segunda-feira (07/04).

Foram convidados para falar sobre o tema a professora Maria da Consolação (PSol -MG); o deputado federal Wadson Ribeiro (PCdoB-MG); a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) e Cândido Antônio de Souza Filho da Comissão de Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do estado.

De acordo com o presidente da UEE-MG, Paulo Sérgio, o debate expôs muita unidade em torno do projeto de reforma política da Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas.

“Dentro da Câmara dos Deputados já existe uma comissão para discutir o assunto e os vários projetos de reforma existentes. Acredito que o projeto da Coalizão pode e deve ter prioridade por ser um projeto de iniciativa popular”, ressaltou ele.

Paulo Sérgio afirmou que os debatedores destacaram o longo período democrático que vivemos – 30 anos após a queda da ditadura militar- e que não podemos deixar a conjuntura política conturbada leve a retrocessos.

“É importante que o Brasil consiga aprovar um projeto que avance na nossa democracia. O projeto de reforma política da Coalizão aumenta efetivamente a participação do povo na nossa política”, afirmou.

COLETA DE ASSINATURAS

A FACE da UFMG é mais um posto permanente de coleta de assinaturas do projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas. Estudantes podem ter esclarecimentos sobre o projeto e assinar  a proposta.

Os quatro pontos principais do projeto são a proibição do financiamento de campanha por empresas; eleições proporcionais em dois turnos; paridade de gênero na lista pré-ordenada; fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes;

Estudantes de todo o país estão se mobilizando para mudar realmente a estrutura da política do Brasil. Saiba mais do projeto pelo  site www.reformapoliticademocratica.org.br

Da Redação