Na quinta-feira, dia 6 de outubro, a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) realizou a primeira reunião da sua nova direção, que foi eleita no Congresso realizado em junho deste ano na cidade de Piracicaba.
Entre os principais assuntos discutidos pela diretoria estiveram as campanhas da UEE-SP para o próximo período da gestão e também uma análise sobre a conjuntura política atual. Um ponto de consenso entre todos os diretores foi a realização da campanha pelo passe livre para estudantes bolsistas do ProUni (Programa Universidade Para Todos) na capital paulista, baseada no Projeto de Lei 256/2011, de autoria do vereador Netinho de Paula (PCdoB).
Nos próximos dias, a UEE-SP lançará ações pela aprovação do PL, que será divulgada pelo site www.une.org.br, além de chegar com peso às universidades, diretórios acadêmicos, diretórios centrais e centros acadêmicos da capital de São Paulo.
“É preciso ter uma visão crítica do ProUni, afinal, todos os estudantes devem ter garantia de estudo em universidades públicas. Seria importante para a vida do estudante ter não somente o direito ao acesso às IES, mas também o direito à permanência e à qualidade de ensino, independente da instituição que ele esta”, afirmou a Diretora de Públicas da UEE-SP, Camila Lui.
Outro ponto importante da reunião foi a discussão sobre a CPI do Ensino Superior, que está em curso na Câmara Municipal. O primeiro tesoureiro, Marco Lincoln, sugeriu que a entidade proponha ação judicial conjunta dos estudantes contra a Universidade de Taubaté (Unitau).
CPI das privadas
Após a Unitau incluir o nome de mil alunos inadimplentes no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a UNE e a UEE-SP encaminharam uma denúncia para a CPI do Ensino Superior, instalada no inicio de agosto na Assembleia Legislativa paulista, com a finalidade de investigar possíveis irregularidades cometidas por universidades privadas no estado. A prática adotada é considerada ilegal pelos parlamentares, por juristas e órgãos de defesa do consumidor.
Em reunião, o presidente da entidade e o diretor de Pagas, Pedro Paulo, junto do DCE da Unitau, discutiram com o reitor, José Rui Camargo, medidas para auxiliar os alunos inadimplentes a negociarem suas dividas. O reitor também assumiu o compromisso de não incluir mais alunos ao Serviço de Proteção ao Crédito.
Um dos principais encaminhamentos que foram definidos durante a reunião foi a realização do Seminário Estadual de Assistência Estudantil em conjunto com a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.
“O clima da gestão tem se resumido em uma palavra: unidade. Com a reunião ficou claro que a diretoria se compreende e esta conectada por uma gestão vitoriosa, aprovando todas as pautas num consenso geral. Nossa gestão já começa com grande vontade de colocar nossas reivindicações nas ruas e universidades. Vamos com tudo pela aprovação do passe livre para prounista. Essa conquista será mais uma vitória para que o estudante de baixa renda possa dar continuidade aos seus estudos”, disse o presidente da UEE-SP, Alexandre Cherno.
Segundo ele, o objetivo é que direção executiva da UEE-SP se reúna ao menos duas vezes ao mês para discutir as principais pautas da gestão.
Vivian Fróes