Nesta sexta-feira (11/04), os Centros Acadêmicos (CAs) e as Atléticas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em conjunto com a União Paranaense dos Estudantes (UPE), ocuparam a reitoria da universidade, em Cascavel no Paraná. Desta vez, cerca de 300 acadêmicos compareceram ao ato para comemorar a conquista do Restaurante Universitário.
O reitor Paulo Sérgio Wolff assinou no mesmo dia, a ordem de serviço para o início das obras de construção de restaurantes universitários nos 5 campi da Unioeste nos municípios de Cascavel, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Foz do Iguaçu. De acordo com os estudantes foram 30 anos de luta, para que o governo do Estado realizasse o repasse das verbas necessárias para o início das obras. A previsão de entrega é de 120 dias.
“A ocupação teve como objetivo cobrar o comprometimento da reitoria em relação aos prazos para início e conclusão das obras”, afirmou o diretor da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Bruno Pacheco.
Para a estudante Layse de Souza, do CA de Farmácia, a falta de assistência é um dos motivos da evasão na Unioeste. Além disso, muitos estudantes também abdicam do sonho de se formar no curso que tem aptidão para escolher um que possam cursar só no período da noite.
“Aqui não temos nada de assistência estudantil. O RU é o primeiro avanço”, destacou Layse. De acordo com a estudante ainda, são nove cursos em tempo integral na instituição e se gasta no mínimo R$10 reais para almoçar nas imediações do campus. “Além de custear a alimentação quem é de curso integral tem que morar perto do campus, o que já é caro, devido à especulação imobiliária”, ressaltou.
Durante a ocupação os estudantes distribuíram, de maneira descontraída, um cachorro-quente para os presentes. “Essa é uma vitória pontual, se faz necessário acompanhar de perto a evolução desta pauta até a inauguração do RU”, finalizou Bruno.
Com informações da Comunicação da UPE
