Bem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou: “As mulheres estão tomando conta de tudo”. A declaração faz jus ao momento inédito que o Brasil vive hoje, principalmente após a eleição de Dilma Rousseff para a presidência do país. Desde que tomou posse, a participação feminina no primeiro escalão do governo também atingiu um nível recorde: dez, dos 37 ministérios, são ocupados por mulheres. O tamanho da equipe feminina de Dilma supera a fatia de mulheres nomeadas no primeiro ministério de Lula em 2003 e de toda história do país. A tendência é aumentar ainda mais.
Foi seguindo esse ritmo que a escola de samba paulistana tradicional do Bixiga, a Vai-Vai, resolveu homenagear o universo feminino no carnaval deste ano. Com o enredo “Mulheres que Brilham – a força feminina no progresso social e cultural do país”, a escola faz referência a personalidades oriundas de várias classes sociais e que marcaram a história do país para que pudéssemos, hoje, contemplar uma maior igualdade, ainda que muito destoante.
A Vai-Vai será a quarta escola a desfilar nesta sexta-feira (17), primeiro dia de apresentações no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, entre 2h e 3h. A longa lista de homenageadas começa com imperatriz Leopoldina, mulher de Dom Pedro I, e a marquesa de Santos, a célebre amante do monarca. No carro que evoca os quilombos, onde se refugiavam negros escravos que fugiam de seus proprietários, uma das figuras femininas lembradas será a princesa Isabel, que assinou a lei que colocava fim à escravidão.
A escola também dedica um carro às divas brasileiras, que encantaram pelo talento, e encerra o desfile com um carro que evoca “O grande lar brasileiro”, homenageando as mulheres que desempenham as mais diversas funções. Entre personalidades lembradas, estará Maria Bonita, companheira de Lampião, e a presidenta Dilma Rousseff. No desfile, ainda, haverá homenagens a mulheres como a pintora Tarsila do Amaral e as escritoras Clarice Lispector e Lígia Fagundes Telles.
VAI-VAI NA AVENIDA
Fundada em 1930, a escola foi campeã 14 vezes do carnaval de São Paulo. O último título ocorreu em 2011, com o enredo “A Música Venceu”. Neste ano, a escola desfila com 31 alas e cinco carros alegóricos. À frente da bateria, estará a rainha Camila Silva.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira é formado por Reginaldo Romualdo Pereira (Pingo) e Paula Fernanda Penteado (Paulinha). O samba-enredo que vai embalar os foliões é de autoria de Zeca do Cavaco, Ronaldinho FQ, Afonsinho BV, Valter Camargo e Evaldo “Sean”. O intérprete é Wander Pires.
SAMBA-ENREDO
Segundo o site oficial da escola de samba, o objetivo do tema abordado é mostrar que, ao longo da história, a mulher mudou a sua maneira de ser na sociedade, exercendo papel protagonista e decisivo no desenvolvimento social e cultural do país.
Durante o samba-enredo, a mulher é vista como a grande mãe de cada mudança e esteve presente em cada etapa da sociedade. A opção de contar esta trajetória em forma de poema é, na verdade, um tributo que se faz à mulher, uma questão de razão e sensibilidade, revelando que o Brasil não é só a terra da mulher que brilha, mas daquela que faz brilhar.
Confira abaixo:
Bixiga é alegria, é “bom brilhar”
gira a porta bandeira
rodam minhas baianas
vêm que o show vai começar
A mão de Deus abençoou o meu cantar
fonte de inspiração
a essência de Adão
luz para o meu caminhar
a duras penas prosseguiu a lutar
na graça da índia faceira
com a força da negra guerreira
a realeza de grande brio
aos olhos do regente do Brasil
Ora ie ieo Mamãe Oxum
liberdade!!!
soam os tambores quilombolas
um sonho que virou realidade (ora ie ieo)
E hoje, tão linda e tão bela
toda passarela a te exaltar
és música, poema
arte a me fascinar
te vejo nas ruas
nos bares, esquinas
és como as estrelas bordando o luar
1001 faces no mundo a brilhar
Senhora da vida
guerreiras na lida
hoje és presidente e me rendo a teus pés
prá sempre te amarei “mulher”
Patricia Blumberg