Os mais de 200 alunos dos 4 cursos oferecidos pela FacCentro, em Porto Alegre(RS), podem agora contar com uma entidade que os represente. No último 26 de agosto, os alunos Alan Pitter Nepomuceno e Luís Rodolfo foram os responsáveis por dar início à fundação do primeiro Diretório Central dos Estudantes (DCE) da faculdade.
Alan é bacharel em Administração e Luís é tecnólogo em Gestão Financeira. Ambos contaram com o auxílio do professor Meister, que, posteriormente, em 24 de setembro, organizou também a Comissão Eleitoral que elegeu Alan o primeiro presidente da entidade. “Queremos a construção de uma formação acadêmica complementar de nossos colegas, trazendo palestras, contribuindo e construindo cada vez mais realizações de eventos e ações sociais”, explica.
O vice-presidente da UNE/RS, Álvaro Lotterman, destacou a importância dessa conquista. “É fundamental a criação do DCE, os estudantes da FacCentro têm trabalhado já há bastante tempo para ter seu DCE e seus CAs. A faculdade terá um ambiente mais democrático, onde os alunos terão mais força para influenciar nas decisões”, destaca.
A fundação do Diretório significa maior capacidade de diálogo entre os corpos discente (alunos), docente (professores) e também junto ao funcionários técnico-administrativos. Além disso, ganha-se também na agilidade de organização de festas, eventos culturais, feiras, debates, palestras e quaisquer outras atividades promovidas dentro do campus.
Ficam garantidos também pelo estatuto os direitos de “participação direta, por palavra oral ou escrita, em qualquer comissão, órgão representativo de base ou instância deliberativa do DCE FacCentro, votar e ser votado em assembleia geral, reuniões ordinárias e extraordinárias e nos processos eleitorais do DCE, participar das atividades organizadas pelo Diretório Central, criar comissões de qualquer natureza, desde que não firam o presente estatuto e o regimento da faculdade”.
“Queremos que todos tenham a certeza de que sempre daremos o nosso melhor para a construção de benefícios à nossa faculdade”, concluiu o novo presidente.
Yuri Salvador