O nome Piracicaba vem do tupi e significa “o lugar onde o peixe chega”, através da junção dos termos pirá (peixe), syk (chegar) e aba (lugar). Assim é a terra natal do coordenador do Circuito UniverCidade, Rafael Lacerda, cidade que encanta e acolhetodos que por ali chega.
Integrado com a III Semana Universitária da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), o Circuito UniverCidade da UEE-SP trouxe para o município uma série de atividades. Debate, cortejo e cinema foram algumas as atrações da caravana que estacionou por aqui na quarta-feira, 9 de maio.
Circuito UniverCidade
Com o apoio da reitoria e do diretório acadêmico da universidade, a caravana levou para a sala vermelha da UNIMEP um grande debate sobre “esporte, lazer e qualidade de vida” com a presença do prof. dr. Josué Adam Lazier, do presidente do DCE da UNIMEP, Rafael Vilarinho e do presidente e técnico do clube Orcampi/Unimed, Evandro Lázari.
Abrindo a mesa de discussão, o Josué Adam falou sobre a importância de eventos como este e a contribuição fundamental do movimento estudantil nas mudanças e transformações da sociedade brasileira. “Discutir assuntos que estão na pauta da comunidade é uma grande iniciativa dos seguimentos estudantis, que constituem com isso um processo de ensino e aprendizagem, mas também de conscientização e mobilização, buscando autonomia para atuarmos como cidadãos”, aponta.
Contando um pouco sobre seu trabalho também de professor universitário, Lázari explicou para os estudantes o projeto que desenvolve em Campinas-SP. O Orcampi atende cerca de 200 crianças e adolescentes, em cursos de vão da fase inicial (escolinha), passando pela fase de treinamento até chegar ao momento das competições.
Os participantes recebem apoio psicológico e nutricional, atendimento médico e odontológico, vale-transporte e refeições. Trata-se enfim, de uma iniciação atlética que possui como padrinho Vanderlei Cordeiro de Lima.
“Hoje nós discutimos muito a qualidade de vida. Existe uma estatística que a cada 1 dólar investido em esportes, 10 dólares são economizados na área de saúde. A prática de atividades físicas desde idades iniciais podem fazer lá na frente com que estes sejam adultos com menos doenças, além dos benefícios da prática esportivas, bem estar, aspecto psicológico”, acredita.
III Semana Universitária
Com o apoio da prefeitura e da UEE-SP, a Semana Universitária da UNIMEP chegou em sua terceira edição reunindo milhares de estudantes para um diversificado ciclo de palestras. A atividade que já é tradicional na agenda do movimento estudantil local, desta vez inovou nas novas parcerias e discussões oferecidas.
Na terça-feira (8), os representante da AIESEC, Ciências Sem Fronteiras e da assessoria internacional da UNIMEP, foram convidados para abordar a relação entre as atividades acadêmicas e o mundo dos intercâmbios. Os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e ampliar o conhecimento sobre o temas.
O tema colocado em pauta na quarta-feira (9), foi a tecnologia para um planeta mais inteligente com o gerente de Parcerias Educacionais da IBM, Edson Luiz Pereira. Durante a palestra foram distribuídos cursos de inglês para os presentes.
Os grandes desafios dos profissionais da saúde foram debatidos na quinta-feira (10), com a presença do médico, Pedro Tourinho e do coordenador do conselho desaúde de Piracicaba, José Eduardo. No auditório lotado, os estudantes receberam informações relacionadas ao bem estar e à prevenção de doenças.
Uma grande homenagem marcou a sexta-feira (11), por meio de um tributo ao Prof.Dr. Elias Boaventura que faleceu no início do ano em decorrência de um AVC hemorrágico. Mineiro de Coimbra, Elias era professor da pós-graduação em educação na UNIMEP. Graduado em pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina (MG), mestre em filosofia da educação pela UNIMEP e doutor em educação pela UNICAMP, era também membro da Academia Granberyense de Letras, Artes e Ciências.
Foi reitor da UNIMEP entre 1978 e 1986 e esteve presente momentos cruciais para o desenvolvimento educacional. “O professor Elias sempre foi um amigo dos estudantes. Foi ele quem auxiliou o movimento estudantil durante o Congresso da UNE na cidade, nos anos de 80 e 82”, conta Rafael Lacerda.
O evento de encerramento programado para sábado (12) foi cancelado devido às condições climáticas. A festa de encerramento no Largo dos Pescadores, que contará com a presença de diversas bandas da região foi adiada para o dia 2 de junho.
Para o presidente do DCE da UNIMEP, Rafael Vilarinho a presença daUEE-SP auxiliou no sucesso do evento. “A Semana Universitária tem para o DCE da UNIMEP total importância . Alcançamos este ano a terceira edição e pudemos contar com a participação da caravana, fomentando ainda mais o movimento estudantil dentro da nossa instituição. Espero que todos saiam daqui felizes e motivados a colocar em prática os aprendizados”.
Veja a cobertura da TV UNIMEP:
Thatiane Ferrari, de Piracicaba
Foto: Leo Souza