Após dois dias de eleição, os estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) elegeram a nova coordenação do Diretório Central dos Estudantes para a gestão 2013-2014, bem como os novos representantes estudantis no Conselho Universitário. A votação atingiu o quórum de 8.588 votos, um dos maiores da historia da instituição, e foi encerrada às 22:30h do dia 21/3.

 O resultado foi divulgado na última sexta-feira e venceu a Chapa 1 – Viração, com 3779 votos. Em segundo lugar, ficou a Chapa 4 – #MobilizaUFBA, com 2408 votos; em terceiro, a Chapa 3 – Refazendo, com 1559 e, em quarto, a Chapa 2 – Amanhã Vai Ser Outro Dia, com 684 votos.

Para o diretor de desportos da União Nacional dos Estudantes,Patrick Lima, que acompanhou as eleições, o resultado mostrou o vigor da entidade.  ”Conseguimos enxergar na votação toda a  pluralidade de idéias no movimento estudantil”, falou.

“A grandiosidade dessa eleição demonstra a importância do DCE da UFBA no cenário do movimento estudantil nacional,” afirmou o vice-presidente da UNE,  Guilherme Guimarães, também presente.

O coordenador-geral eleito, Yuri Brito, estudante de Ciências Sociais, falou sobre a próxima gestão: “A reestruturação acadêmica da universidade, o programa de ações afirmativas, a construção de mais restaurantes universitários e também a questão do transporte, que envolve tanto a ampliação do Buzufba, quanto a questão do transporte público municipal, incluindo o metrô.”

Da redação com DCE-UFBA