Os estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) manifestaram-se em nota contra às práticas repressivas impostas contra estudantes na instituição, exigem a retirada imediata dos processos disciplinares e a retomada das obras de reforma do Porão, local onde os alunos realizam atividades culturais. Leia na íntegra:
Carta aberta de apoio ao movimento estudantil da UFV
Viçosa, 25 de Agosto de 2013.
A administração superior da Universidade Federal de Viçosa abriu recentemente processos disciplinares contra estudantes em razão destes, realizarem atividades culturais no campus. Essa medida acontece num momento em que o movimento estudantil da UFV retorna a sua sede, o Porão, localizado no subsolo do centro vivência. Após um longo período de dois anos, o espaço volta a ser utilizado parcialmente porque as obras de reforma não foram concluídas. Muita coisa ainda precisa ser feita, falta agua, internet, telefone. Além, é claro, de terminar a reforma da segunda parte onde se encontram os banheiros, o Cine Carcará e a bibliotequinha dos movimentos sociais. Condições mínimas para que o movimento estudantil consiga realizar suas atividades de forma independente.
Não satisfeita em dificultar o retorno dos/as estudantes ao espaço que lhe é garantido de fato e de direito, com imposições burocráticas que inviabilizam a renovação do contrato de concessão de uso do Porão (expirado desde de 2011) e que impedem as obras de continuarem. A administração da UFV simplesmente barrou um terço das candidaturas de estudantes para os órgãos colegiados, reduzindo a representação estudantil nos conselhos.
É nesse cenário marcado por muitos retrocessos na política da UFV, que presenciamos a abertura de processos disciplinares contra estudantes por estes exercerem seu direito de ocupar as sedes culturais do movimento estudantil. Vale ressaltar que muitos dos estudantes que estão sendo processados não estiveram vinculados as atividades culturais ocorridas. Mas por coincidência, ou não, os mesmos já participaram do movimento estudantil. Fica claro para nós que o principal critério da administração é acusar estudantes envolvidos com os movimentos sociais. Reprimir aqueles/as que se organizam demonstra uma postura autoritária parecida com as medidas repressivas utilizadas no período da ditadura militar.
Em meio a esse contexto que o Diretório Central dos Estudantes da UFV vem a público manifestar seu total repúdio às práticas repressivas impostas contra estudantes, exigir a retirada imediata dos processos disciplinares e a retomada das obras de reforma do Porão.
Assinam este documento:
Diretório Central dos Estudantes – UFV
CA’s e DA’s da UFV
União Nacional dos Estudantes
União Estadual dos Estudantes – MG
Diretório Central dos Estudantes – UFMG
Diretório Central dos Estudantes – UNIFAL
Diretório Central dos Estudantes – UFBA
Diretório Central dos Estudantes – UFLA
Coletivo Quilombo
Levante Popular da Juventude
União da Juventude Socialista
Grupo de Diversidade Sexual Primavera nos Dentes