Nos próximos dias 28 a 15 de maio, a Caravana da UNE Brasil+10 percorrerá todo território nacional levando aos estudantes de cada um desses lugares o importante debate sobre ideias, projetos e propostas para os próximos 10 anos que tenham a juventude como formuladores e agentes protagonistas. A atividade tem em vista a comemoração do bicentenário da independência brasileira e os 100 anos da semana de arte moderna, em 2022. Na bagagem, ainda estão os 75 anos da UNE, celebrados no próximo 11 de agosto, dia do estudante.
Para uma jornada ousada como a Caravana, uma identidade visual foi pensada pela equipe do Stúdio Fortim, de Pernambuco. O logo foi inspirado em diferentes iconografias. “A iconografia do logo dialoga com a proposta da caravana. A Caravana da UNE será pautada por grandes temas atuais e terá como mote a criação do Brasil que queremos daqui a uma década, em 2022, no aniversário de 200 anos da independência e de 100 anos da Semana de Arte Moderna, que alterou o curso da cultura e das formas de representação da identidade nacional”, explica a diretora de Comunicação da UNE, Virgínia Barros.
Para Virgínia, o mais importante, porém, é respeitar a particularidades de cada região. “Vamos percorrer o país levando à todos os estudantes esse importante debate, sempre ressaltando e respeitando as características de cada lugar. Uma das marcas do Brasil é sua diversidade cultural, ética, estética e econômica, e, ao mesmo tempo, a sua unidade nacional”, ressalta a diretora da UNE.
Pensando nessa diversidade, foram criados diferentes ícones para os diferentes estados. Ao todo, são 12 logos, cada uma trazendo uma referência de cada um dos lugares pelos quais a caravana passará: Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém, Natal, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
Uma das principais referências foi o Modernismo, movimento artístico que revolucionou a criação cultural no país. Um dos mais importantes acontecimentos desse período, a Semana de 22, completa o seu centenário esse ano. “Nós trouxemos na tipografia a fluidez do traço de Tarsila do Amaral [artista plástica brasileira], e pegamos como referência para a composição visual o estudo de módulos proposto pelo pintor holandês Piet Mondrian, que também foi um ícone do movimento modernista”, explicou o designer gráfico pernambucano, Mario Venâncio, responsável pelo desenho.
Além da Semana de 22, a logo também homenageia outra importante aniversariante brasileira, a própria União Nacional dos Estudantes, que comemora 75 anos em agosto. “Criamos ícones diferentes para cada estado, e usamos as cores da logo comemorativa dos 75 anos”, disse Mario.
Baixe aqui os arquivos



Da Redação











