O Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) realizará no dia 20 de setembro de 2011, às 19 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, na sala Sergio Vieira de Melo, o II Fórum de debates sobre os megaeventos esportivos. O Fórum faz parte do Projeto “O legado de megaeventos esportivos para a juventude brasileira – perspectivas em debate”. O tema do segundo encontro é a transformação das cidades.

Para debater o tema, um dos convidados é o Secretário Especial da Prefeitura de São Paulo para Articulação da Copa 2014, Gilmar Tadeu, que irá expor quais serão impactos e as transformações previstas para a cidade de São Paulo, segundo a Prefeitura. Particularmente para Itaquera, na Zona Leste da cidade e quais os possíveis legados que ficarão especialmente para a juventude não só daquela região, mas em toda a cidade. Itaquera é uma região que possui 500 mil habitantes, sendo que, segundo dados do IBGE, mais de 50% de seus habitantes têm menos de 24 anos de idade o que torna a região uma das maiores concentrações de jovens de São Paulo.

O outro convidado para falar sobre os impactos dos megaeventos será o Secretário de Esportes e Lazer da cidade do Rio de Janeiro, Romário Galvão Maia. A cidade vem passando por profundas transformações estruturais para receber as delegações e competições tanto para a Copa 2014 quanto para os Jogos Olímpicos de 2016.

Já o professor do departamento de geografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Gilmar Mascarenhas, pesquisador do tema geografia e esporte irá traçar uma análise sobre a ocupação do espaço urbano e os impactos causados pela realização de megaeventos na articulação e nos conflitos sociais.

A Câmara Municipal de São Paulo tem apoiado o projeto do CEMJ que dá continuidade aos debates iniciados na casa sobre a construção do estádio do Sport Club Corinthians Paulista que deverá abrigar a abertura da Copa 2014 e os benefícios e impactos que trarão para a cidade de São Paulo.

O Fórum é aberto a todos os interessados em participar e é uma grande oportunidade para compreensão e debate sobre o tema que vem ocupando a atenção do poder público em todas as esferas – federal, estadual e municipal -, além de pauta diária nos veículos de comunicação. 

Centro de Estudos e Memória da Juventude