A 9ª Bienal da UNE bateu o recorde de trabalhos inscritos nesta edição. No total, 1.559 envios foram realizados, durante 60 dias, pelo site do festival por estudantes de todo o Brasil. Destes, 203 foram selecionados para as áreas artísticas que fazem parte da programação do evento. A próxima edição da Bienal da UNE ocorre entre os dias 1º e 6 de fevereiro, na Fundição Progresso/Lapa e Circo Voador, do Rio de Janeiro.

O Ceará teve 11 trabalhos selecionados nas áreas de literatura, música, artes visuais e projetos de extensão universitária. No total, foram selecionados oito trabalhos de música, 19 de artes cênicas, 22 de audiovisual, 20 de literatura, 15 projetos de extensão universitária e 27 de artes visuais. Os 100 trabalhos da área de ciência e tecnologia estão sendo finalizados pelo processo de curadoria da Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG). O resultado será divulgado em breve. Para conferir a lista completa dos selecionados, acesse bienaldaune.org.br

A coordenadora da caravana do Ceará e diretora da UNE, Germana Amaral, recebeu a notícia com alegria. Ela explicou que a mobilização dos estudantes cearenses para o maior festival estudantil da América Latina foi diferenciada no Estado. “Além de passar nas salas das universidades fazemos encontros aos sábados onde discutimos cultura e os temas que serão abordados na Bienal. Depois disso estamos ensaiando e construindo um maracatu, o “Ciaracatu” autogestionado pela caravana”, afirmou. Germana atribui o destaque da participação dos cearenses também pela mobilização que eles tem feito com os Cucas, Pontos de Cultura e coletivos, principalmente da região do Cariri, que trabalham com diversas expressões e inscreveram trabalhos.

A estudante afirma que já está tudo pronto para os duzentos estudantes cearenses embarcarem para a cidade maravilhosa. “Vamos levar maracatu, baião e afoxé, os ritmos que marcam o carnaval cearense para o Rio de Janeiro. Levar nossa cultura do Ceará com muita alegria e energia”, afirmou.

A seleção foi realizada a partir dos critérios e regras estabelecidos no regulamento oficial da 9ª Bienal da UNE. A coordenação da Bienal da UNE, formada por estudantes de artes, representantes do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) e diretores da entidade, ficou responsável pela seleção. Durante a escolha, a equipe também valorizou as questões regionais, a afinidade com o tema “Vozes do Brasil” e levaram em conta as especificidades técnicas e a documentação obrigatória (sendo 50% estudantes regularmente matriculados).

Da Redação