Assim como a UNE, outras entidades estudantis estaduais estão com o pé na estrada. A UEE –SP e a UEE-AM já estão percorrendo seus estados, enquanto a União dos Estudantes da Bahia (UEB) e a União dos Estudantes Paranaenses (UPE) preparam suas caravanas. Com a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) não é diferente. Sua jornada, intitulada ‘’Pés na estrada pela educação – Eu quero fazer parte dessa riqueza’’, teve início no último dia 03, na Fundação do Ensino Superior de Olinda (FUNESO), e promete se estender até o dia 27 de abril, passando por 24 universidades.

Por onde passa, a caravana promove entre estudantes, autoridades e representantes da intelectualidade pernambucana, a discussão de sub-temas, além do tema principal. Os sub-temas variam de acordo as universidades visitadas e as necessidades do corpo discente da região. Na Universidade de Pernambuco (UPE), por exemplo, os debates giraram em torno da criação de um Plano Estadual a ser entregue ao governador do estado, englobando pontos importantes como desigualdade social, restaurantes universitários gratuitos, creches para as mães estudantes, além do aumento das bolsas oferecidas na universidade. Já na Faculdade Integrada do Recife – FIR, o principal tema abordado foi a regulamentação do ensino privado, incluindo discussões cruciais, como a melhoria da estrutura para o acesso de deficientes físicos nas universidades.

Para o presidente da UEP, Thauan Fernandes, o saldo da caravana está sendo extremamente positivo. ‘’Por todos os locais que passamos, os debates estão sendo bem aceitos, com muita participação do corpo estudantil’’, explicou.

E não é só na capital que a caravana vem promovendo atividades. O interior do estado está no roteiro e já recebeu visitas na cidade de Vitória de Santo Antão, mais especificamente no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), tendo como sub-tema o financiamento e a interiorização da educação. A Faculdade de Ciências de Timbaúba, também recebeu os debates, discutindo entre outras coisas a meia passagem intermunicipal e a lei da meia entrada.

‘’Com toda essa abrangência, com certeza a caravana deixará um saldo positivo de conhecimentos para o conjunto dos estudantes e da sociedade pernambucana, contribuindo para a formação e qualificação dos futuros profissionais”, pontuou Thauan.

A Caravana da UEP passará ainda por mais 17 universidades e você pode conferir o roteiro completo aqui:

 Renata Bars