A participação da delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, no México vem surpreendendo o público a cada dia. O primeiro lugar do podium vem sendo ocupados por atletas que não se encontravam entre os favoritos. É o caso da campeã no atletismo Rosângela Santos e a equipe masculina de ginástica artística que ganharam o ouro.

Ninguém apostava na medalha dourada de Rosângela Santos até a prova de classificação dos 100 m rasos na segunda-feira. Na pista de atletismo, a atleta mostrou sua garra e força conseguindo um ótimo tempo e conquistando a vitória.

O mesmo aconteceu com os meninos da ginástica artística, que não tinha antecedentes de vitórias nas competições. Diego Hypolito, Arthur Zanetti, Sergio Sasaki, Francisco Barreto, Péricles Silva e Petrix Barbosa ganharam a medalha de ouro por equipes, a primeira da história da ginástica masculina brasileira e com um gosto a mais de vitória para o país que chegou a sua milésima medalha na história dos Jogos Pan-Americanos (segundo contagem do Comitê Olímpico Brasileiro).

Brasil na Disputa

Forte no segundo lugar do quadro geral da competição, o Brasil está atrás apenas dos Estados Unidos que possuem 176 medalhas.

Na frente de  uma das maiores potências no esporte mundial, Cuba, o Brasil se mantêm distante com 16 medalhas na frente, 4 delas de ouro.


Superação

Mesmo com a notícia da morte do pai no último domingo (23), a jogadora da seleção brasileira de futebol decidiu que permaneceria na competição. Sua opção comoveu todas as atletas no ambiente da seleção. E foi com um gol de Maurine, aos 33 minutos do segundo tempo de uma partida difícil, contra o México, que o Brasil chegou à final, vencendo por 1 a 0. A disputa pela medalha de ouro será próxima quinta-feira (27), contra o vencedor do confronto entre Canadá e Colômbia.

A vela rendeu ao Brasil cinco medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, duas a mais do que no Rio 2007. Nas raias de Puerto Vallarta, cidade litorânea que recebeu a modalidade, as embarcações brasileiras saíram vitoriosas nas classes RS-X masculina e feminina, na J24, na Snipe e na Sunfish após a medal race, regata que vale o dobro de pontos, realizada neste domingo. O País conquistou ainda uma prata e um bronze, somando sete medalhas nas nove classes disputadas no México – no Rio foram sete pódios, com mais duas pratas e dois bronzes.

No melhor estilo James Bond, personagem que escolheu como inspiração para sua apresentação na competição de patinação artística em Guadalajara 2011, Marcel Stürmer superou todos os obstáculos que encontrou pelo caminho e conquistou nesta segunda-feira (24) sua terceira medalha de ouro consecutiva nos Jogos Pan-mericanos. Campeão em Santo Domingo 2003 e Rio 2007, o brasileiro levantou o público no Patinódromo de Guadalajara com sua exibição no programa livre e deixou para trás não só a concorrência, mas principalmente os problemas que enfrentou às vésperas da competição.

Momentos marcantes

Pedidos de casamento em geral são feitos pessoalmente. Mas o peso médio Róbson da Conceição inovou. Após vencer a luta das quartas-de-final dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 contra o norte-americano Toka Khan-Clary por 21 a 6, veio a surpresa. Classificado para a semifinal, o que já lhe garante um lugar no pódio, o pugilista aproveitou a entrevista pela TV e levantou uma placa onde pediu a mão da namorada, que o assistia no Brasil, em casamento. “Erika, te amo. Quer casar comigo?”. Em vez de aliança, uma medalha. “Eu pediria de qualquer forma, mas estava precisando fazer uma declaração dessas para mostrar meu amor”, riu. Erika Matos também é pugilista e aceitou o pedido.

Outro momento decisivo para a história dos jogos foi o jogo final da seleção feminina de vôlei do Brasil contra Cuba. O técnico José Roberto tirou Paula Pequeno e, com essa primeira mexida importante, o Brasil começou a ganhar a medalha de ouro. Paula Pequeno mordida, e com sua experiência, voltaria um set e meio depois para ficar até o final modificando a trajetória do jogo e com garra, conquistando o lugar mais alto do pódium, conforme narrado pelo jornalista do Portal Terra, Bob Fernandes. 

Juventude

Muitos não sabem, mas o boliche é, desde 1991, um esporte pan-americano e o que certamente poucos sabem é que uma das representantes da delegação brasileira da modalidade possui apenas 20 anos. Stephanie Martins é de São Paulo e representou o Brasil no Campeonato realizado na Colômbia no ano passado sendo destaque conquistando três medalhas de ouro e uma de bronze.

Assista a apresentação de patinação artística de Marcel Stürmer que rendeu uma medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, no México: 

Da Redação

Foto: AP Photo/Juan Karita