A ANPG realizará, com o apoio do movimento nacional de pós-graduandos, manifestações e blitz no Congresso Nacional, nos dias 27, 28 e 29 de abril, para pedir apoio aos parlamentares sobre as pautas de mais direitos para a categoria. Ainda, a entidade participará de reunião com o novo presidente da CAPES, o prof. Carlos Afonso Nobre, e com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, para apresentar as pautas da Campanha por Mais Direitos para os(as) Pós-Graduandos(as).

A Caravana à Brasília e o Seminário de Assistência Estudantil, que serão realizados na próxima semana, são parte da agenda de atividades que a ANPG está encabeçando como parte da Campanha por Mais Direitos para as Pós-Graduandas e para os Pós-Graduandos, que se baseia no Documento de Direitos e Deveres, aprovado durante o 24º CNPG.

A Associação também promoverá, durante esse período, o Seminário Nacional de Assistência Estudantil: Políticas, Direitos e Perspectivas para a Pós-Graduação, que será realizado na Universidade de Brasília (UnB), no auditório da Reitoria, durante o período da Caravana.

Na segunda, dia 27, haverá a abertura do seminário às 18 horas, que conta com os convidados: Prof. Dr. Jaime Martins de Santana, Decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, o reitor da universidade, Ivan Marque de Toledo Camargo, a Presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Tamara Naiz, e o Presidente da Associação de Pós-Graduandos da Unb, Gabriel Nascimento. Na sequência, haverá a mesa “Desafios das Políticas de Assistência Estudantil para a Pós-Graduação no Brasil”, entre as 18h30 e as 20h30. Os convidados para o debate são o Secretário Executivo do Ministério da Educação, Luiz Claudio Gonzaga, o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e presidente da Andifes, Targino de Araújo Filho.

A partir das 9h da manhã do dia 28, terça-feira, acontecerá a mesa “Democratização da Pós-Graduação e Mudanças no Perfil Socioeconômico dos Estudantes no Ensino Superior Brasileiro”. Dentre os convidados estão o Prof. Dr. Jaime Martins de Santana, decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, um representante da CAPES e uma representante do Fonaprace.

Já no dia 29, quarta-feira, acontecerá o debate público com o tema “Desafios e Perspectivas para a Implementação de Mais Direitos para os Pós-Graduandos”, que será realizado no auditório da Câmara e terá representantes do MEC/Capes, MCTI/CNPq e Andifes como convidados.

As inscrições para o Seminário serão feitas durante o próprio evento.

Sobre a Campanha por Mais Direitos para as Pós-Graduandas e para os Pós-Graduandos:

A ANPG lançou, em setembro de 2014, a Campanha por mais Direitos para os(as) Pós-Graduandos(as), que se baseia no Documento de Direitos e Deveres do Pós-Graduando. Essa Campanha tem movimentado os pós-graduandos do Brasil em diversas atividades que tem como objetivo a valorização da pesquisa e do pesquisador. A Campanha destaca ainda a necessidade da adoção de medidas que garantam a ampliação de direitos da categoria, dentre elas:

– Universalização e valorização das bolsas de pesquisa;

– Estabelecimento de mecanismo de reajuste anual dos valores das bolsas de pesquisa;

– Assistência Estudantil: direito à moradia universitária, bandejão, atenção à saúde, passe-livre estudantil;

– Melhores condições de Pesquisa: 13a Bolsa de Pesquisa, Taxa de Bancada, Financiamento para eventos científicos, Tradução e Publicação, Auxílio Defesa, Direito a afastamento por razões de saúde, Férias, Equipamento de proteção individual (EPI), Adicional insalubridade;

– Melhoria nas relações acadêmicas: Combate ao assédio moral e sexual, orientação e atenção periódica, direito à representação discente;

– Mais verbas para Ciência e Tecnologia: Investimento de 2% do PIB brasileiro em C,T&I, Destinação dos royalties do minério para C,T&I no novo Código Mineral, Lei federal que componha os recursos do FNDCT, Aporte de recursos a cada novo projeto e programa, para que as ações correntes não sejam prejudicadas.

>> Mais informações sobre a Campanha: http://www.anpg.org.br/?page_id=6433

 Da Redação