Prestes a completar 70 anos de vida, a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo fórum. A 39º edição do Congresso ocorrerá na Faculdade Asces, em Caruaru, região do agreste pernambucano, de 14 a 16 de junho, e reunirá jovens de todo estado com o objetivo de definir os rumos do movimento estudantil local para os próximos dois anos.
Durante os três dias, os delegados e observadores terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os mais variados temas que circundam o universo estudantil ao lado de parlamentares, figuras públicas e entendedores do assunto, além de eleger a nova diretoria da entidade.
A abertura acontecerá às 19h dessa sexta-feira e cumprirá o papel de analisar o tema central do Congresso, “Entrar e ficar na universidade: a juventude pernambucana e os sonhos de um novo tempo”. Com a crescente democratização do ensino superior por meio de políticas de acesso, o movimento estudantil pernambucano anseia aproveitar a reunião das suas principais lideranças para debater com os estudantes as demandas, pontos positivos, críticas e sugestões em relação à permanência e assistência estudantil.
O atual presidente da entidade, Thauan Fernandes, ressalta a importância do Congresso da entidade como importante mobilizador da juventude pernambucana e comenta os desafios da próxima gestão: “O Congresso é importante porque reafirma a longevidade e combatividade da UEP. Com as eleições presidenciais em 2014, a próxima gestão terá um papel importante de aproximar o movimento social com o institucional, e partir disso traçar novas vitórias”, explicou o dirigente, que ainda elencou:
“No setor educacional, a próxima gestão tem o compromisso de aprovar o Plano Estadual de Assistência Estudantil, que elaboramos durante esses dois anos”.
O Congresso
Após a abertura, na sexta-feira, o Congresso fará um ciclo de debates sobre educação na parte da manhã do sábado, dia 15. À tarde, os estudantes poderão discutir sobre a conjuntura do movimento estudantil e, ao anoitecer, acontecerá discussões setorizadas, com temas sobre mulheres, negros e a juventude LGBT.
No domingo, dia de plenária final, além da eleição da nova diretoria, acontecem ainda duas novidades: um ato político para instaurar a Comissão da Verdade da UEP e o lançamento da logomarca em comemoração aos 70 anos da entidade, celebrados em 2014. “Sem dúvida, essas duas atividades em questão serão o ponto alto do Congresso. Esperamos todos os estudantes pernambucanos para mais um encontro vitorioso”, avaliou Thauan.
Patricia Blumberg