Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Plenária de lutas da Juventude reúne mais de 500 jovens de todo o Brasil

23/03/2021 às 18:47, por Cristiane Tada.


Com o mote “Vida, Pão, Vacina e Educação”, estudantes vão organizar atos em defesa da vida pelo país e nas redes

No último sábado cerca a juventude brasileira organizada se reuniu em uma plenária organizada pela UNE que contou com cerca de 550 participantes, entre representantes das Uniões Estaduais, DCEs, Centros Acadêmicos, Executivas e Federações de curso de universidades de todas as regiões do país.

Essa plenária foi uma demostração de força do movimento estudantil que está mais vivo do que nunca para acabar com esse governo genocida de Jair Bolsonaro”, destacou o presidente da UNE, Iago Montalvão.

Na pauta principal dos representantes estudantis estava a organização da Jornada de Lutas da Juventude, que este ano tem como tema Vida, Pão, Saúde e Educação e terá como data nacional de mobilização o dia 30 de Março.

Fizemos um debate muito rico, intelectual, acadêmico e social. Tiramos como prioridade a defesa das nossas vidas, saímos com a proposta de defender não só a educação, mas as vidas e o que isso impacta desde a alimentação à vacina”, destacou o coordenador do DCE da UFPA, Tel Guajajara.

Crise afeta os mais vulneráveis

O Pará assim como muitos outros em todas as regiões do Brasil está em lockdown devido ao exacerbado número de vítimas da Covid-19. E Guajajara destacou a situação dos indígenas e quilombolas na universidade paraense que estão sem bolsa permanência.

O MEC até agora não abriu inscrições e temos visto estes estudantes sem ter o que comer porque o Mec não responsabiliza com a vida deste povo”, enfatizou.

Lá também a preocupação é grande com o corte no orçamento da instituição que pode aumentar a evasão dos estudantes que mais precisam de assistência.

Aqui a falta de orçamento vai atacar diretamente as bolsas de assistência índigenas, quilombolas e o programa Incluir voltado a discentes com deficiência. Esse grupo que já é segregado pode ficar sem permanência este ano, e sabemos que são os mais afetados que estão em outra realidade. Por isso, este ano faremos a defesa de prioridade para estes grupos de inclusão”, afirmou.

Agenda de mobilização Jornada de Lutas da Juventude

Dia Nacional de Mobilização: 30 de Março

– Dia de Alerta pela Educação Pública e Fora Bolsonaro – Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo (24 de Março).
– Dia de Solidariedade em defesa da Vida e da Educação pública (28 de março)
– Plenária Virtual Unificada em Defesa da Educação Pública (31 de março)
– Dia de denúncia: Ditadura Militar Nunca Mais (1 de abril)

BAIXE AQUI OS MATERIAIS GRÁFICOS VIDA, PÃO, VACINA E EDUCAÇÃO

GOOGLE DRIVE ⇓⇓⇓

ZIP ⇓⇓⇓

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo