Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Nota sobre a tentativa de criminalização do movimento estudantil no IFSC

27/11/2020 às 20:07, por Redação .


A UNE se solidariza com os três estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina que são alvo de ação na Justiça devido a suas manifestações democráticas contra a intervenção na instituição.

Em abril o presidente Jair Bolsonaro ignorou o processo eleitoral e indicou para a direção do IFSC o segundo colocado da eleição André Dala Possa. Assim como fez em outros institutos e mais 17 universidades do país, desrespeitando totalmente a autonomia universitária conquistada e respeitada desde a redemocratização do país.

No dia 21 de Outubro os estudantes participaram de uma reunião online do Colégio de Dirigentes do IFSC em defesa da democracia e pela posse do reitor eleito. Agora estão sendo alvo da ação indenizatória por, entre outras coisas, pronunciarem as palavras “intervenção” e “golpe” no evento.

A má-fé da ação é inegável uma vez que a Pró-Reitora Fabiana Besen dos Santos resolveu pedir uma indenização em dinheiro no valor de R$ 10 mil como retratação para estudantes sem a mínima condição financeira para tal.

Para a UNE essa situação é um engendramento de violações constitucionais e democráticas. Os estudantes estão sendo duplamente desrespeitados em seu direito a participação da escolha da direção do IF e em seu direito de livre manifestação. Além disso é vil e autoritária tentativa de calar o movimento estudantil por meio de tal ação.

Estamos acompanhando os estudantes juridicamente e não nos calaremos. Reitor eleito é reitor empossado!

União Nacional dos Estudantes

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo