Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Nota de solidariedade aos estudantes da Turquia

04/02/2021 às 13:48, por Cristiane Tada.


Assim como no Brasil, presidente turco nomeou reitor da Universidade de Boğaziçi contrariando comunidade acadêmica e em protesto vários jovens foram presos. Leia a nota:

Nós, a UNE junto dos estudantes brasileiros, expressamos nosso apoio e solidariedade aos estudantes e jovens turcos e a sua luta contra a nomeação de Metin Bulu como reitor da Universidade de Boğaziçi, assim como repudiamos a prisão dos 159 manifestantes detidos durante a mobilização da última segunda, dia 01.

Em processo similar ao que enfrentamos aqui no Brasil entre inúmeros desmandos e autoritarismos, no dia 2 de janeiro o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan nomeou Bulu como reitor da Universidade de Boğaziçi, contrariando a posição da comunidade universitária que reagiu com um ciclo de protestos e manifestações. A ações convocadas pelos estudantes foram duramente reprimidas e os arredores da instituição bloqueados com objetivo de impedir que os manifestantes pudessem entrar ou sair do prédio, também foi registrada a presença de atiradores próximo as instalações da Universidade.

O governo, que justifica ser contrário as manifestações estudantis diante de uma suposta preocupação com as condições de agravamento da pandemia, permite que ocorra livremente ações de associações religiosas reacionárias e fundamentalistas que declaram os estudantes como inimigos do islã e da ordem. Diante disse, se reafirma o caráter antidemocrático não só ao impor a nomeação de Metin Bulu, como também na violenta repressão contra os estudantes, na figura das forças policiais.

A denúncia dos jovens turcos frente essa conjuntura resultou na intensificação dos protestos e movimentos de solidariedade, que foram alvos do aumento da violência e repressão da polícia que sob ordens do governo atacou hostilmente os manifestantes com balas de borracha e spray de pimenta, assim como a detenção de 159 pessoas, dentre elas universitários e trabalhadores.

Repudiamos a prisão daqueles que estão lutando contra os desmandos do governo de Erdoğan e pela garantia de educação de qualidade e trabalho. E desejamos muita força para que os jovens sigam em luta e em resistência na Turquia, no Brasil e no mundo, e mais uma vez expressamos todo nosso apoio e solidariedade.

União Nacional dos Estudantes

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo