Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Nota de solidariedade à estudante agredida na UFC

14/03/2018 às 17:41, por Renata Bars.


UNE se posiciona no caso que envolve machismo e violência vindo de um professor da instituição

Na última segunda-feira (12), uma estudante de 16 anos do curso de Engenharia Agrônoma da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi agredida e humilhada por um professor durante a aula de Física. Chamada para fazer uma demonstração prática força, a estudante foi empurrada três vezes e ouviu frases pejorativas como ”porrada por trás é sempre mais gostoso” e ”ela gosta”.

Esta é a segunda ocasião em que uma estudante é humilhada dentro da universidade perante seus colegas. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) uma aluna foi expulsa da sala por estar acompanhada de sua filha, uma garota de cinco anos.

A União Nacional dos Estudantes luta para combater o machismo na sociedade e acredita que o papel da Universidade nessa luta é de não reproduzir os valores opressores, além de combatê-los com veemência.

Repudiamos as atitudes machistas e misógenas vindas de professores que humilham estudantes apenas por serem mulheres. As universidades brasileiras tem hoje 50% de mulheres em seu corpo discente e o grande desafio de tornar-se um espaço delas para elas com verdadeiro respeito.

A entidade não somente se solidariza as estudantes, mas, também exige as devidas providências dos órgãos universitários e públicos competentes a serem tomadas contra os responsáveis pelas agressões.

União Nacional dos Estudantes
São Paulo, 14 de março de 2018

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo