Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/une/public_html/site/wp-includes/post-template.php on line 284
UNE - União Nacional dos Estudantes » Estudantes gaúchos fazem assembleia sobre desmandos da Rede LaureateEstudantes gaúchos fazem assembleia sobre desmandos da Rede Laureate Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Estudantes gaúchos fazem assembleia sobre desmandos da Rede Laureate

19/12/2017 às 18:17, por Cristiane Tada.


Troca de currículo, redução da carga horária e demissão de professores serão os tópicos da reunião nesta quinta-feira (20) às 18h na FADERGS

As mudanças na legislação trabalhista ao que parece deram sinal verde para uma investida dos “tubarões” do ensino privado para aumentar seus lucros. No Rio Grande do Sul os estudantes da UniRitter e da  FADERGS, que pertence a Rede Laureate receberam presentes de Natal difíceis de engolir: troca de currículo, redução da carga horária e demissão de professores.

Para debater os problemas e organizar a resistência a UEE-Livre DR. Juca realiza em conjunto com FADERGS e das UniRitter ZS, FAPA e Canoas uma assembleia estudantil nesta quinta-feira às 18h na FADERGS.

A estudante de Comunicação, representante do DCE da FADERGS e da UEE, Pamela May, conta que lá muitas disciplinas deixaram de existir, bem como algumas presenciais passaram a ser EAD sem critério nenhum. “Antes só disciplinas institucionais como planejamento de carreira que são obrigatórias em quase todos os cursos eram EAD, agora não sabemos mais”, afirma.

Na UniRitter a mudança no currículo vai implicar na redução da carga horária de estudo. ” A universidade diz que não vai haver prejuízo para os alunos e que vão dar duas semanas a mais de aulas para compensar. O problema é que fazemos as contas e não fecha, está faltando carga horária”, destaca o estudante de História e presidente do DCE Uniritter FAPA, Guilherme dos Santos Fernandes. Ele ressalta ainda o problema da equivalência das disciplinas: juntaram matérias e os estudantes estão se sentindo prejudicados ou então dividiram uma mesma disciplina em três e agora eles terão que cursar o mesmo assunto novamente.

Sem diálogo

A troca de grade foi literalmente a goela abaixo em todos os cursos da Rede Laureate.  Os alunos não foram consultados. Na UniRitter o aviso da mudanças chegou por email para apenas alguns alunos gerando um certo terrorismo nos demais.

“Queremos a opção de escolher ou não a nova grade curricular. Quando assinamos o contrato com a universidade que presta serviço, lá tem uma grade prevista, muitos cursos já mudaram essa grade mais de 5x. Não queremos mais mudança”, afirma Guilherme.

Professores fora da formatura

De acordo com o Sinpro foram mais de 150 professores da Rede demitidos no Rio Grande do Sul. Na FADERGS foram 30 num universo de 120. Pâmela conta que os professores homenageados nas formaturas já tinham até tirado foto com as turmas e agora os demitidos não vão poder nem comparecer nas cerimônias.  Na UniRitter a Justiça do Trabalho já notificou o centro universitário e conferiu 24 horas para prestar esclarecimentos sobre o corte, que atingiu 127 docentes.

Exatamente como no caso da Estácio no Rio de Janeiro, de acordo com o diretor do Sinpro, Amarildo Cenci, “o critério de demissão foi o salário mais alto”.O Sindicato pediu a Laureate esclarecimento sobre as demissões.

“Estamos em diálogo com os professores do Sinpro, porque sabemos que as mudanças no currículo não estão descoladas das demissões decorrente da Reforma Trabalhista”, afirmou Pâmela.


Notice: Uninitialized string offset: 0 in /home/une/public_html/site/wp-includes/class-wp-query.php on line 3149
Pular para o Conteúdo Pular para o Topo
Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/une/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 3743