Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Estudantes catarinenses saem em defesa do Pibid no próximo dia 04/12

28/11/2017 às 18:43, por Cristiane Tada.


UCE e estudantes de licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convocam audiência pública sobre programa de iniciação à docência

No próximo dia 04 de dezembro às 8h acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em Florianópolis uma audiência pública sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A iniciativa foi dos estudantes de licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da União Catarinense de Estudantes (UCE).

Os estudantes querem defender o atual modelo do programa responsável por mais de 87 mil bolsas em Instituições de Ensino Superior (IES) por todo Brasil, e que estabelece vínculos entre as escolas públicas e as universidades. Para os estudantes o Pibid fortalece o tripé educação, pesquisa e extensão nas universidades país a fora. Leia a nota da UCE abaixo.

Recentemente, o Ministério da Educação anunciou que quer “modernizar” o modelo, mas de acordo com o presidente da UCE, Lucene Magnus, estudante de História e bolsista do Programa até o primeiro semestre de 2017, essa atualização não trata da mesma forma a universidade pública.

“O Pibid como é hoje casa assistência estudantil auxiliando os estudantes com bolsas de R$400 com aperfeiçoamento da docência incentivando a carreira. Além disso, ele trabalha áreas específicas onde a educação formal não consegue avançar. Meu trabalho, por exemplo, trabalhava com os alunos textos sobre o meio-passe divulgados em diferentes mídias”, explicou.

Desde o final de 2014 o Pibib vem sofrendo cortes, foi quando começou a Campanha Fica Pibid em universidades de todo o Brasil. Em 2016 o corte em cerca de 50% das bolsas do programa chegou a ser anunciado, mas devido a mobilização, em todos os Estados, o governo voltou atrás. Agora a “residência pedagógica” proposta ainda não tem um formato certo definido, mas já conta com a resistência de boa parte da comunidade pibidiana.

Pibid A EDUCAÇÃO BRASILEIRA SEGUE SENDO ATACADA!
A UCE permanece vigilante, FICA PIBID!

Nota de apoio a campanha Fica PIBID!

No último período vivenciamos vários ataques à educação de nosso país, vimos muitos direitos conquistados serem derrubados por esse governo golpista. Lutas históricas protagonizadas pelo movimento estudantil se perderam, e hoje nos encontramos vigilantes e prontos para defender nossos direitos, portando estamos aqui pela Campanha Fica PIBID!

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID – visa à prática docente de graduandos e graduandas dos diversos cursos de licenciatura, fortalecendo o tripé educação, pesquisa e extensão nas universidades país a fora. A União Catarinense das e dos Estudantes entende a importância do PIBID no meio em que atua, fortalecendo ainda mais a profissão do Professor e Professora da escola pública, oportunizando uma graduação já vinculada a prática nas escolas. No cotidiano percebemos o quanto o PIBID interfere positivamente dentro da escola pública que hoje já sofre com a falta de investimentos.

O programa atual que corre o risco de estar com os dias contados, é responsável por mais de 87 mil bolsas em Instituições de Ensino Superior (IES) por todo Brasil e por 5 mil vínculos estabelecidos entre as escolas públicas e as universidades. O encerramento do modelo atual do PIBID afeta a formação dos novos professores, a ligação entre a universidade e a educação pública e principalmente a permanência de nossos estudantes na universidade.

Portanto, a União Catarinense das e dos Estudantes se coloca contrária à extinção do PIBID e segue lutando por mais investimentos na educação pública. Vamos às ruas junto aos estudantes pelo FICA PIBID!

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo