Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Entidades estudantis internacionais assinam carta em apoio ao 30M

30/03/2021 às 15:43, por Cristiane Tada.


OCLAE e entidades de toda a América Latina e Caribe manifestam solidariedade à luta da UNE e ao momento político atual do Brasil . Leia a carta na íntegra: 

Vida, Pão, Vacina e Educação

Pela vacinação e contra a política genocida do governo Bolsonaro, que levou o Brasil a se tornar recordista mundial em número de mortes, com mais de 270 mil cidadãos que perderam suas vidas, os estudantes brasileiros tomarão todo o país com atos simbólicos no dia 30 de março na Jornada de Lutas da Juventude. Será um momento de rebeldia e luta dos estudantes brasileiros contra o desgoverno e a política de morte e em defesa das vidas da população, que sofre gravemente com a crise sanitária e suas consequências econômicas e sociais.

O último um ano foi marcado por um grave descaso que aprofundou as profundas desigualdades do país. O número de desempregados já ultrapassa os 14 milhões e o trabalho informal, sem a garantia de qualquer direito trabalhista, se tornou a realidade para a maior parte da população, que teve que continuar se expondo ao risco de contrair o coronavírus para manter o sustento de suas famílias.

Um intenso processo de luta dos estudantes e do movimento social garantiu que durante o ano de 2020 as famílias recebessem um auxílio financeiro emergencial, que infelizmente teve sua disponibilização interrompida desde dezembro e seu valor drasticamente reduzido para os próximos meses.

Foi também a nossa luta que garantiu a disponibilização de materiais didáticos para os estudantes secundaristas e o fornecimento de chips de acesso à internet para que pudessem acompanhar as aulas e atividades do ensino remoto. Lutamos para que nenhum estudante fosse deixado para trás ou desistisse de sua formação educacional pelos obstáculos impostos por esse difícil momento.

Agora, iremos às ruas novamente reivindicando por mais políticas e orçamento para a educação, por um auxílio emergencial que possibilite o sustento das famílias, por uma ampla política de vacinação, que se mostra como a principal saída para a superação da crise que vivemos e pelo Fora Bolsonaro, pauta urgente para que retomemos o desenvolvimento do Brasil como um país soberano e democrático.

Convidamos todas as federações estudantis a se somar a esse chamado em favor das mobilizações no Brasil. A solidariedade sempre foi a marca da atuação dos estudantes e não será diferente agora que enfrentamos a maior crise do nosso século.

Assinam essa carta:

União Nacional dos Estudantes

Associação Nacional de Pós-Graduandos

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Federação dos Estudantes Universitários de Cuba

La Fuerza Estudiantil Salvadoreña

Estudiantes por la Autonomía de la Universidad de San Carlos de Guatemala

Asociación de Estudiantes Universitarios Oliverio Castañeda de Leon de la Universidad de San Carlos de Guatemala

Asociación Colombiana de Estudiantes Universitarios

Federação Colombiana dos Estudantes Universitários

Frente Estudiantil Revolucionario 29 de Noviembre Panamá

Organização Continental Caribenho e Latinoamericana de Estudantes

Federación de Estudiantes del Perú

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo