CAs e DCEs de todo o país lançam documento sobre a mobilização dos dias 2 e 3 de outubro

Convocada pelas entidades estudantis – Une, Ubes e ANPG – a paralisação dos dias 2 e 3 de outubro terá atos nas ruas, nas universidades, assembleias estudantis, aulas na rua e panfletagens. Confira nota de convocação:

*MANTER UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS MOBILIZADOS PARA DEFENDER A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E TECNOLOGIA – GREVE GERAL DIAS 2 E 3 DE OUTUBRO*

Desde maio desse ano a educação e a ciência têm sido os principais setores a se mobilizar contra Bolsonaro, justamente por também serem os principais alvos de ataques desse governo. Os cortes de verbas nas áreas, atingem o sistema do ensino básico à pós-graduação. Colocam em risco o funcionamento de centenas de campi de universidades, institutos federais, institutos de pesquisa e laboratórios de programas de pós-graduação. Ameaçam paralisar a ciência brasileira com o corte das bolsas, mas principalmente, com a diminuição do orçamento previsto na PLOA 2020. Nele a CAPES tem previsão de apenas metade do seu orçamento atual e o CNPQ previsão de corte em 87% do orçamento para investimento em pesquisa. Um cenário alarmante!

O governo Bolsonaro nos elegeu como inimigos e por isso a educação tem sofrido vários ataques desde o começo do ano, motivos para lutar não faltam, destacamos além dos cortes de verbas da educação, o programa Future-se que nada mais é do que um mecanismo de privatização da rede federal de educação e a militarização das escolas que consiste em uma verdadeira ditadura que Bolsonaro quer aplicar na educação.

Mas nossas lutas não têm sido em vão. Levamos milhões de pessoas às ruas no mês de Maio, fizemos um grande ato em Brasília durante o congresso da UNE em Julho e nos mantivemos mobilizados com o 13 de agosto e o 7 de setembro. Mesmo diante da insistência de Bolsonaro em manter suas políticas de ajuste fiscal atacando os investimentos em educação e ciência pública, a mobilização precisa continuar.

É importante destacar que é papel também das nossas lutas impedir que esses ataques se aprofundem, pois a sanha do governo é de retirar ainda mais direitos. Vale lembrar que foi com a contribuição imensa da nossa pressão que o governo tem visto sua reprovação crescer e apoios políticos pulando fora do barco. Além disso, mesmo que parcialmente, é importante reafirmar o recuo do MEC ao devolver mais de 3 mil bolsas da CAPES. Além dos ataques à educação e ciência e tecnologia, a sanha do governo se demonstra no desmonte da previdência pública, no ataque a autonomia universitária desrespeitando os processos de consulta pública, das instituições para eleição de seus dirigentes, além de grave ataque a instituições públicas e ao meio ambiente. Uma verdadeira regressão social.

Tudo isso demonstra que o nosso percurso, mesmo que não seja tão breve, precisa estar permeado de mobilizações contínuas e de uma universidade viva e forte. Ainda temos centenas de milhares de estudantes, pós-graduandos, professores e trabalhadores nas universidades, nas salas de aulas e nas pesquisas a serem convencidos e que poderão estar ao nosso lado nessa luta¸ contra os cortes de verbas e o FUTURE-SE .

Assim como ainda temos também a tarefa fundamental de conquistar a maioria da população para a defesa da nossa educação e ciência, enfrentando a máquina de mentiras, agressões e ofensas coordenada pelo bolsonarismo para atentar contra a imagem de nossas universidades, institutos federais e escolas.

Precisamos criar um amplo movimento de defesa da educação e da ciência e tecnologia, que mobilize permanentemente todos esses setores, criando atividades que possam relacionar universitários, pós-graduandos e secundaristas, levando a universidade às escolas e as escolas às universidades. Articular a bandeira da defesa da liberdade de pensamento e expressão com a luta contra a censura, aproximando artistas para construção de festivais universitários e cientistas para exposições de caráter científico a toda população. Além de outras ações e atividades que aproximem a educação e a ciência cada vez mais da sociedade, afinal educação não se vende, se defende!

É nesse sentido que convocamos a todos e todas estudantes, pós-graduandos, professores, técnico-administrativos, trabalhadores e trabalhadoras da educação a juntos fazerem uma Greve Geral da Educação nos dias 2 e 3 de Outubro, organizando passeatas, mas também brigadas da comunidade acadêmica que possam dialogar com a sociedade sobre as dificuldades que a universidade pública e os institutos federais e CEFET enfrentam , atividades fora dos muros das instituições e que possam agregar a sociedade em geral. Assim devemos continuar mobilizados adiante para defender a educação e a ciência brasileira voltada para o desenvolvimento nacional e a justiça social.

Assinam esta nota:

  1. DCE UFRN
  2. – CA de pedagogia UFRN
  3. – CA de psicologia UFRN
  4. – CA de turismo UFRN
  5. – CA de letras UFRN
  6. – CA de engenharia da computação UFRN
  7. – CA de odontologia UFRN
  8. Centro Acadêmico de Engenharia Florestal – UFG Jácomo Divino Borges.
  9. Centro Acadêmico de Pegagogia da PUC Goiás – Clélia Brandão
  10. Centro Acadêmico da Sociedade Agronômica – UFG
  11. Centro Acadêmico Clovis Bevilácqua – Direito – PUC-Goiás
  12. Centro acadêmico Ulysses Guimarães – Direito – Centro Universitário Anhangüera de Goiás
  13. Diretório Central dos Estudantes do UGB – DCE UGB
  14. Centro Acadêmico de História do UGB – CAHIS UGB
  15. Centro Acadêmico de Letras da UFF – CALUFF
  16. Associação Petropolitana dos Estudantes – APE
  17. Centro Acadêmico da Escola de Comunicação da UFRJ – CAECO
  18. Centro Acadêmico de Pedagogia da UENF – CAPED
  19. Centro acadêmico de Ciências Sociais Darcy Ribeiro – CACISOUENF
  20. Diretório Central dos Estudantes da UERJ – DCE UERJ
  21. Diretório Central dos Estudantes Fernando Santa Cruz – DCE UFF
  22. Centro acadêmico de História Carlos Marighella – CAHIS – UFF Campos
  23. Centro Acadêmico Gisele Reis Ciências Sociais – CAGIR – UFF Campos
  24. Centro Acadêmico JOSY RAMOS – Serviço social – UFF Campos
  25. -Diretório central dos estudantes da UFBA
  26. – Diretório Estudantil de Arquitetura (DEA)- UFBA
  27. – Centro Acadêmico Ruy Barbosa (Direito)- UFBA
  28. – Centro Acadêmico de Museologia – UFBA
  29. – Diretório Acadêmico da FACOM – UFBA
  30. – Diretório Acadêmico de Eng. Civil UFBA
  31. – Centro Acadêmico do B.I. em Humanidades UFBA
  32. – Centro Acadêmico do B.I. em Artes UFBA
  33. – Centro Acadêmico de Ciência e tecnologia UFBA
  34. Diretório Acadêmico de Pedagogia ( DAP ) UFRB
  35. Diretório Acadêmico de Educação do Campo ( EDUCAMPO ) UFRB
  36. Diretório Acadêmico de Química ( DAQ ) UFRB
  37. Centro Acadêmico de Física ( CAF ) UFRB
  38. Diretório Acadêmico de Letras ( DALET ) UFRB
  39. Diretório Acadêmico de Matemática ( DAMAT ) UFRB
  40. Diretório Acadêmico de Filosofia ( DAF ) UFRB
  41. Diretório Acadêmico de Educação Física ( DACEF ) UFRB
  42. Diretório acadêmico de engenharia de pesca (daep) UFRB
  43. Centro acadêmico de Direito voz ativa da universidade adventista da Bahia.
  44. -Diretório central dos Estudantes da UFOB
  45. -Diretório central dos Estudantes da Estácio -FIB
  46. -Diretorio central dos estudantes da UESC
  47. Centro acadêmico de pedagogia da UNEB campus Serrinha.
  48. CAGEO- centro acadêmico de geografia da UNIVASF- senhor do Bonfim
  49. Diretório acadêmico de Administração da univasf campus Petrolina
  50. DAPED – Maria Montessori (pedagogia) UFU
  51. – DAMAT (matemática) UFU
  52. – DADM (administração) UFU
  53. – CASC UFU (saúde coletiva)UFU
  54. -DALP (biomedicina) UFU
  55. – CACIS (ciências sociais) UFU
  56. -DALAU (arquitetura e urbanismo) UFU
  57. – DAEST (estatística) UFU
  58. -DAMAB (Biotecnologia) UFU
  59. – DARI (relações internacionais)
  60. – Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia
  61. Centro acadêmico de economia – Caeco UFOP
  62. DCE UFFS
  63. DCE UFAL
  64. Diretório Acadêmico de Turismo Thomas Cook – DATUR Turismo FURG.
  65. Diretório Acadêmico Antônio Augusto Cançado Trindade – RI FURG
  66. Centro Acadêmico de Comércio Exterior (CACE) – FURG.