Alegria e expectativa são compartilhadas em viagens que podem durar dias
A cada dois anos, estudantes do Brasil tem um encontro marcado: a Bienal da União Nacional dos Estudantes, que, na sua 14º edição, aporta em Recife e Olinda, em Pernambuco. E, para garantir presença, caravanas saem de todos os cantos do país trazendo expectativas, trabalhos a serem apresentados nas Mostras Artísticas e muita energia para viver o maior festival de cultura e arte da América Latina.
Em um país de dimensões continentais, a viagem pode durar dias. É o caso das cerca de 150 pessoas que saíram da capital e do interior do Rio Grande do Sul, percorrendo mais de 3.500 quilômetros até o Recife. “É bastante tempo de estrada, então fomos parando em vários momentos e cidades para conhecer outras culinárias e lugares”, diz Alejandro Guerrero, presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE/RS). Ele conta ainda que o trajeto teve música e jogos para passar o tempo e entrosar a turma. “A gente está bem animado com a bienal”, conclui.

Caravana do Rio Grande do Sul
“Os jogos foram nossos momentos de distração no ônibus, já que a viagem é longa, e nos fizeram aproximar e nos conhecer também”, reforça Amanda Castro, que vem com mais 40 pessoas da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, numa viagem de quase 40 horas de duração. A música também tem presença garantida: ”Garantimos a boa e velha caixinha de som”.

Caravana do Espírito Santo
Para muitos jovens, a viagem significa a primeira participação em uma Bienal da UNE. É o caso da maioria que vem de Vitória, no Espírito Santo, como explica Loyane Lô. Ela conta que o clima é de agitação e bastante animação na caravana, com dinâmicas e palavras de ordem. Vindo de Santa Catarina junto a mais 130 estudantes, Natan Rech, presidente União Catarinense de Estudantes (UCE), corrobora: “A galera está muito animada, várias pessoas estão participando pela primeira vez, representando seu CA”.

Caravana de Santa Catarina
Também do Rio Grande do Sul, Yasmin Mello, presidente do DCE da Unijuí, explica que uma das principais motivações para atravessar boa parte do Brasil para ir à Bienal é “poder oferecer aos estudantes a presença do nossa verdadeira cultura, e o que há diferente fora da nossa instituição e nosso município de Juí, que é um município pequeno”.
Todo mundo se encontrará na extensa programação de painéis, debates, shows e atividades culturais diversas que seguem até o próximo domingo, 2 de fevereiro. A 14ª Bienal da UNE tem como tema “A rua é nosso palco principal” e começa nesta quarta, 29, às 19h, no Centro de Convenções de Pernambuco. A participação nos shows e atividades culturais é livre. Confira a programação nas redes @uneoficial
Por Felipe Mendes