Notícias

Últimas Notícias
Aproveite as férias e use o direito a meia-entrada para se divertir
Direito dá acesso a shows, filmes, peças de teatro e eventos esportivos com 50% de desconto
Janeiro é o período das férias estudantis, tempo de diversão e aproveitar o tempo livre antes do semestre de aulas começar. Tempo de desfrutar do clube, de shows, do cinema, dos jogos em estádios, tempo de usufruir da meia-entrada. O direito a ter 50% de desconto nas entradas sempre foi uma bandeira histórica do movimento estudantil para ampliar o acesso à cultura e complementação da formação estudantil.
Sucessos em cartaz como o filme Elis, que conta a vida de uma das nossas inesquecíveis cantoras, ou o mais novo Star Wars, podem ser assistidos em cinemas de todo o Brasil por estudantes pagando meia-entrada, graças a Lei Federal da Meia- Entrada, de 2015, que finalmente regulou o direito, depois de muita luta da UNE.
Com a lei, foi assegurado o direito dos estudantes a pagar metade do valor do ingresso em todas as categorias nos eventos de arte, cultura e esporte em todo o país.
Têm direito à meia-entrada os estudantes de ensino básico, médio, técnico e superior, inclusive de pós-graduação, idosos, deficientes físicos incluindo, se necessário, acompanhante, bem como jovens de baixa renda.
“Compreendemos que a cultura e o esporte são instrumentos essenciais de complementação da formação educacional, do desenvolvimento crítico e de cidadania da juventude”, afirma a presidenta da UNE, Carina Vitral.
Portador de direitos estudantis
Avanço maior se deu com a afirmação de um único Documento Nacional do Estudante: uma carteirinha segura, com certificação eletrônica e livre de fraudes. As carteirinhas são emitidas pela rede do movimento estudantil: UNE, UBES, ANPG, UEE com participação do CA, DA e DCE. Ou seja, somente as entidades representativas do movimento estudantil podem emitir o documento. Essa medida contribui para o autofinanciamento da rede estudantil que agora pode arcar de forma independente com os custos de suas atividades, como palestras, debates, internet e comunicação.
Atenção à validade do documento
A validade é até o dia 31 de março do ano seguinte da emissão. Ou seja, se você solicitar hoje, você receberá o Documento do Estudante 2017 com validade até 31 de março de 2018.
Quanto custa e como encomendo a minha?
O documento possui um custo de confecção de R$30,00 mais o valor do frete, que depende do Estado. Acesse o portal do Documento do Estudante www.documentodoestudante.com.br