Estudantes de todo o Brasil se encontrarão na UERJ para debater as dificuldades que a comunidade LGBT enfrenta para acessar, permanecer e se formar nas universidades
O 5º Encontro Nacional dos Estudantes LGBT da UNE já tem data e local para acontecer. De 8 a 10 de novembro a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na capital fluminense, vai receber estudantes de todas as regiões do país para debater o tema desta edição, que é ‘Por Inclusão e Permanência de Estudantes LGBT+ nas Universidades’.
A proposta é discutir as dificuldades que a comunidade LGBT enfrenta para acessar, permanecer e se formar nas universidades, com foco em políticas afirmativas, como as cotas para pessoas trans, que são fundamentais para reparar as desigualdades históricas. “Também vamos discutir o combate à LGBTfobia nas instituições e como a UNE pode fortalecer a luta por um ambiente acadêmico mais inclusivo e seguro para todas as pessoas”, destacou o diretor LGBT da entidade, Adriel Ferreira.
Esse ano marca a retomada do evento presencialmente, depois da realização da 4ª edição em 2021 de forma online devido à pandemia. Para Adriel é preciso garantir que as universidades sejam espaços de acolhimento e proteção para todas as pessoas , e isso passa por pautas urgentes, como as cotas trans, a defesa da saúde mental, bem-estar e relações familiares da nossa comunidade.
“Não podemos mais aceitar que a LGBTfobia tire nossas vidas – é uma questão de sobrevivência. Parem de nos matar! Pela vida e dignidade da comunidade LGBT! Também é uma oportunidade para dialogar sobre as conquistas já obtidas e os desafios que ainda precisamos enfrentar juntos”, ressaltou.
As inscrições para o 5º Encontro Nacional dos Estudantes LGBT da UNE serão abertas em breve. Acompanhe as redes da UNE.