41º Congresso da UBES reunirá em Brasília estudantes de todas as regiões

Encontro acontece entre os dias 12 e 15 de novembro na capital federal; ao lado da UNE a entidade é a maior referência do movimento estudantil brasileiro

Quais são os problemas das escolas do Paraná? Parecem com aqueles enfrentados no Maranhão? Qual a realidade do ensino técnico no Ceará, no Mato Grosso, em Minas Gerais? Como é o trabalho dos grêmios estudantis no Rio, em São Paulo, na Bahia, no Acre? O encontro de todas essas perguntas e das suas respostas acontece nos próximos dias 12 e 15 de novembro, em Brasília, com a realização do 41º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). As atividades serão realizadas ao ar livre no Parque da Cidade.

Ao lado da União Nacional dos Estudantes, a UBES é a maior referência do movimento estudantil brasileiro e representa todos os estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e preparatório do país. Caravanas de todos os estados levarão à capital federal milhares de jovens para uma intensa programação de debates, oficinas, passeatas, grupos de discussão, atos políticos e atividades culturais. Ao final do evento, será realizada eleição para definir a nova presidência e diretoria da entidade para os próximos dois anos.

DEBATES, PASSEATA E ATIVIDADES CULTURAIS

O congresso terá o tema “Os estudantes em defesa da democracia, por uma educação de qualidade e mais direitos”. A abertura acontece na manhã dia 12 (quinta), com uma mesa de abertura e a presença de autoridades. No período da tarde começa o ciclo de debates do evento, que prossegue até o dia 13, reunindo discussões acerta dos assuntos mais urgentes do movimento secundarista atualmente.

No total serão realizados mais de 20 debates com mais de 100 convidados, discutindo os cortes na área da educação, a proposta de reformulação do Ensino Médio no país, o fim do vestibular, a expansão do ensino técnico, a educação no campo, o combate aos preconceitos na escola, o fim do machismo, do racismo e da LGBTfobia.
Na sexta-feira pela manhã os milhares de estudantes de todo o Brasil realizam uma grande passeata em Brasília, com a participação de outros movimentos sociais e de juventude. Durante todo o congresso serão promovidas atividades culturais diversas para os estudantes. Já nos dias 14 e 15 será realizada a plenária final, com a presença das diversas forças e coletivos que compõem a UBES. Primeiramente serão definidas as diretrizes e rumos da entidade para os próximos dois anos. Em seguida será eleita a nova presidência e diretoria do movimento.

COMO FUNCIONAM AS ELEIÇÕES NA UBES

Na fase preparatória, anterior ao Congresso, estudantes das escolas de Norte a Sul realizaram eleições para escolher os seus delegados, de acordo com o número de alunos matriculados em cada instituição. Os eleitos têm direito a voto na Plenária Final do encontro e também podem se organizar em chapas para disputar a direção da entidade. Também podem participar do Congresso quaisquer estudantes secundaristas, que não sejam delegados, enquanto observadores, com direito a voz.