Diretoria da UNE-MA lança abaixo-assinado pela educação 10
No último dia 22 de setembro, uma solenidade no plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão empossou a nova diretoria da UNE no Maranhão. Durante a cerimônia, que reuniu parlamentares, também foi lançada uma campanha nacional de abaixo-assinado reivindicando 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação.
Os deputados Marcelo Tavares (PSB), Rubens Júnior (PCdoB), Bira do Pindaré (PT) e Neto Evangelista (PSDB) assinaram o abaixo-assinado, que será encaminhado posteriormente ao Ministério da Educação (MEC).
Na ocasião, a vice-presidente, Renata Pearce, tomou posse e comentou a importância da atuação das mulheres na diretoria da UNE: “A experiência de ser uma diretora da UNE, no Maranhão, está sendo única e é uma grande conquista, visto que na história do movimento estudantil no estado, poucas mulheres estiveram à frente das lutas, e quebrar esse paradigma é muito significativo para nós mulheres”.
Na ocasião, também tomaram posse a diretora de Ciência e Tecnologia, Milena Oliveira, o diretor de Políticas Públicas, Moreira Neto e a diretora de Políticas Públicas da Juventude, Ana Paula Ribeiro.
Bandeiras de luta regionais da UNE-MA
Renata falou sobre as principais bandeiras de luta regionais da UNE-MA. “Queremos a adesão da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) ao Enem, a taxa é muito cara e conseguir isenção é difícil, queremos que a universidade simplifique seu sistema”, explicou.
A vice-presidente frisou a importância de formular um novo Plano Estadual de Educação, visando a estruturação de escolas e universidades para uma maior qualidade de ensino e de lutar pela erradicação do analfabetismo, que hoje no estado atinge 23% da população do estado.
Além disso, a UNE-MA reivindicará a destinação de 50% do Fundo Social do Gás Natural para a educação. O deputado Rubens Jr, presente na posse, confirmou que vai lançar um projeto de lei para essa pauta.
Parlamentares elogiam atuação da UNE
Na ocasião, o deputado Rubens Júnior lembrou que a Assembleia aprovou um projeto de lei de sua autoria, concedendo a meia-passagem aos estudantes dos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. “Pretendemos estender o benefícios para todo o Estado, inclusive com o passe-livre”, revelou.
Já os deputados Marcelo Tavares (PSB), Bira do Pindaré (PT) e Neto Evangelista (PSDB) elogiaram a luta da UNE, para garantir mais recursos para o setor da educação. Os parlamentares foram unânimes ao denunciar a precariedade educacional do Estado do Maranhão, que na opinião deles necessita maior atenção do governo do Estado.
O secretário de estado da Juventude, André Campos, revelou que a governadora Roseana Sarney (PMDB) determinou a abertura das portas da sua Secretaria para as causas da juventude. “A meta é qualificar nossos jovens para os grandes projetos que estão se instalando no Maranhão”, garantiu Campos.
Também estavam presentes na solenidade o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), representando o prefeito João Castelo (PSDB), o ex-prefeito da cidade Imperatriz, Jomar Fernandes, o ex-secretário de estado de Cultura, Joãozinho Ribeiro e o jornalista e ativista político, Márcio Jerry.
Jomar Fernandes e Joãozinho Ribeiro fizeram um resgate da greve da meia passagem em 1979, e pediram que a nova diretoria da União Nacional dos Estudantes reivindique um memorial do movimento estudantil no Maranhão, pois as lutas desse setor ainda beneficiam grandemente a população.
Texto: Vivian Fróes