Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

ENTENDA PARA QUE SERVE E COMO SE FORMA UM CENTRO ACADÊMICO

Época de final de ano também é época de organizar as ideias e repensar o próximo ciclo que vem por aí. Em uma universidade, esse é um bom momento para estruturar um Centro Acadêmico (CA) e listar algumas demandas que prejudicam o dia a dia da instituição e a rotina da sala de aula.

O CA é o núcleo central de toda a rede do Movimento Estudantil. É o canal que consegue dialogar com os estudantes de cada sala de aula nos quatro cantos do Brasil. Não é por menos que o tamanho da UNE se assenta na força e representatividade dos seus CAs.

O Centro Acadêmico é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. Por exemplo, CA de Jornalismo ou CA de história. Cabe ao CA, entre suas tarefas, realizar as discussões com os estudantes do curso para encontrar soluções nos problemas enfrentados, seja na relação com os professores, temas vinculados aos conteúdos e currículos dos cursos ou mesmo questões administrativas.

Ele precisa manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando discussões, debates, reuniões, festas e calouradas da maneira mais democrática e aberta possível, para que todos possam participar.  Além disso, deve ser um fiscalizador das atividades da instituição. Deve lutar contra o aumento das mensalidades e contra as ações que interfiram o direito dos estudantes. Deve, ainda, observar as formas de aplicação dos recursos e a transparência da gestão, lutando contra o sucateamento da universidade.

É necessário que a diretoria do Centro Acadêmico garanta que haja representação discente nos departamentos, colegiados e congregações das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs), que fazem parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Um Diretório Acadêmico (DA) é praticamente a mesma coisa de um CA, exceto pelo fato de ele representar e congregar estudantes de mais de um curso de uma mesma área. Por exemplo, DA de comunicação, que agrega jornalismo, publicidade e audiovisual.

Como criar um CA e um DA?

Basta ter um grupo de estudantes interessados em construí-las. Os passos são simples:

1) Organize um encontro com quem tiver interessado em discutir a importância do CA/DA em sua universidade.

2) Nessa encontro vocês aprovarão um grupo de pessoas para formar a Comissão Pró-CA/DA. A comissão irá fazer uma proposta de Estatuto da entidade e marcará uma assembleia dos estudantes do curso para aprovar esse estatuto e conversar sobre outros assuntos do CA/DA. Essa será a assembleia de Fundação do CA/DA.

3 )Nessa Assembleia Geral, coordenada por estudantes do curso, será definido o nome do CA/DA, aprovado o estatuto e uma comissão eleitoral. Essa comissão definirá as regras para a eleição da primeira diretoria e indicará uma data para sua realização. É importante registrar em um documento assinado por todos os presentes o que foi discutido na assembleia.

4) Divulgue a data da eleição para que todos possam participar, seja formando chapas para disputar a diretoria da entidade ou simplesmente votando. Inscritas as chapas, tem que haver um prazo para que elas apresentem suas propostas para o CA/DA – é a campanha eleitoral para o Centro Acadêmico e o Diretório Acadêmico, uma fase de muito debate e troca de ideias. O dia ou dias da eleição têm que ser organizados de forma a permitir que o maior número possível de estudantes possam votar. Colocar as urnas em lugares estratégicos de grande circulação é uma coisa importante.

5) Realizada a eleição e apurados os votos, a comissão eleitoral faz a ata deve redigir um documento registrando o número de votantes e a votação de cada chapa, declarando o vencedor. É importante que esse resultado seja registrado em Cartório, junto com a ata de fundação do CA/DA, que foi feita na Assembleia Geral.

 6) Pronto. O CA/DA do seu curso já está formado. Junte os membros e faça um plano de gestão para contemplar todos os problemas existentes. É importante participar dos fóruns de deliberação do movimento estudantil para se atualizar.

Da Redação   

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo