Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

CUCA DA UNE DESTACA EDITAL ABERTO PARA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. PARTICIPE!

Está aberto até o dia 22 de março de 2013, inscrições para o edital PROEXT 2014 MEC/SESU lançado pelo Ministério da Educação, no âmbito da extensão universitária. Além de ajudar a dar publicidade a esta importante iniciativa no meio acadêmico, o CUCA propõe a formação de um grupo de trabalho (GT) formado por estudantes para inscrição de projetos de relevância cultural em âmbito local e nacional. As Instituições de Ensino Superior (IES) poderão concorrer a um investimento de até R$50.000,00 por projeto e R$150.000,00 por programa.

 Saiba como participar:

 • O que é o Edital PROEXT 2014 MEC/SESU?

É um edital público lançado pelo Ministério da Educação em parceria com diversos outros Ministérios e Secretarias do Governo Federal, no qual convoca Instituições de Ensino Superior (IES) com objetivo de apresentarem propostas de desenvolvimento de programas e projetos no âmbito da extensão universitária.

 

 • Quem pode concorrer ao Edital?

 Podem participar segundo o edital IES públicas Federais, Estaduais e Municipais, além dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IF) e Centros de Educação Tecnológica (CEFETs). Para isso os professores destas instituições devem remeter seus projetos de extensão as suas Pró-Reitorias de Extensão. Os estudantes podem receber bolsas, além de contar créditos e constar no currículo acadêmico.

 

 • Qual a expectativa do CUCA ao dar publicidade a esse Edital?

 O Cuca da UNE não tem uma vinculação direta a esse edital e nem participa dos espaços de seleção dessa chamada pública. Porém, enquanto instituição que busca a discussão e implementação de políticas públicas de cultura, vê com bons olhos iniciativas como essa que dão incentivo a ações que unem de uma só vez: governo, participação popular (com autonomia e protagonismo) e mediação no âmbito da academia.

Por fim, a expectativa é estabelecer uma rede estudantil extensionista que compartilhe iniciativas na área da extensão universitária, enxergando a inter/multi/transdisciplinariedade entre cultura e arte, com vista ao conhecimento compartilhado, a generosidade intelectual e outros processos de intercâmbio cultural e científico. O CUCA espera que muitos estudantes se inscrevam neste edital e desenvolvam experiências análogas em suas universidades, porém conectados em rede e compartilhando nela suas experiências.

 

 • Qual a vinculação do CUCA com a extensão universitária?

 O CUCA já organizou dois seminários nacionais que teve como resultado o documento intitulado Plano Nacional de Cultura e Educação como Projeto de Extensão Universitária (leia o plano pelo link) Nele está contido as linhas mestras para desenvolvimento do CUCA enquanto projeto de Extensão. O CUCA acredita que esta deva ser a forma mais orgânica do movimento estudantil acontecer para os dias atuais. Além disso, organizou em janeiro desse ano a 8ª Bienal da UNE, onde foram apresentados o resultado de 28 projetos de extensão (entre mais de 100 projetos inscritos) de todo o país.

 

• Qual objetivo do Grupo de Trabalho (GT) proposto pelo CUCA para inscrição de projetos?

Muitos estudantes ainda não tem familiaridade com as regras expostas nos editais públicos. Então o GT ajudará no estudo coletivo dos itens solicitados, na elaboração do seu projeto, além de ter a oportunidade de conhecer um pouco mais da rede do CUCA. Todos estudantes podem participar das reuniões previamente agendadas via skype.

Para fazer parte do GT de inscrição do edital envie e-mail para: [email protected] 

• Qual o passo-a-passo para inscrição?

 Ler atentamente o edital disponível pelo link. Segundo o documento, os programas e projetos apresentados precisam cumprir as exigências contidas em condições de apresentação expostas no item 2 e estar em consonância as linhas temáticas exposta no item 4.

Dúvidas, perguntas e solicitações podem ser enviadas para:  [email protected]

Da redação

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo