Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/une/public_html/site/wp-includes/post-template.php on line 284
UNE - União Nacional dos Estudantes » Altino DantasAltino Dantas Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Memória

Altino Dantas

Período: 1965-1966

Altino Dantas Júnior nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Iniciou sua militância no movimento secundarista. No início dos anos 1960, foi diretor da União Estadual de Estudantes de São Paulo (UEE-SP) e militante do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Foi eleito presidente da UNE em 1965 no XXVII Congresso da entidade, realizado de forma clandestina na Escola Politécnica de São Paulo — Altino se revezou, na presidência da entidade, com Antônio Xavier e José Fidélis Sarno.

O XXVII congresso aconteceu em um momento que o movimento estudantil tentava se reorganizar após ser desmantelado pela repressão militar e ser colocado na ilegalidade — todos os membros da diretoria anterior estavam no exílio, na prisão ou desaparecidos. Neste momento, os estudantes se uniam em torno do combate a Lei Suplicy, legislação emitida pelo regime militar que teve como objetivo extinguir o movimento estudantil no país.

Após o fim do seu mandato, Altino deixa o PSB e entra para a resistência armada ao regime militar, na Aliança Libertadora Nacional (ALN). Foi preso em 1971. Solto após a anistia, voltou a militar pelo PSB.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo
Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/une/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 3743